Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Especialistas: aumenta o risco de guerra entre os EUA, a Rússia e a China

O desenvolvimento de novos tipos de armas nucleares de "baixa potência" aumenta o risco de uma guerra entre os EUA, a Rússia e a China, segundo especialistas consultados por Newsweek.
Sputnik

O Pentágono está desenvolvendo dois novos tipos de armas nucleares, para acompanhar os progressos da Rússia e da China nesse terreno. Os especialistas tiveram acesso às minutas do projeto de doutrina nuclear norte-americana, que acusa Moscou e Pequim de ampliar as suas capacidades nucleares. 


Esse documento afirma a necessidade de "desenvolver e incorporar novos meios de contenção e de defesa dos objetivos, quando a contenção não funciona".

Entre outras medidas, o projeto revela a intenção de desenvolver ogivas nucleares de baixa potência para mísseis Trident, utilizados por submarinos da classe Ohio. Além disso, o departamento de Defesa dos EUA planeja desenvolver um míssil nuclear de baixa potência para suas bases marítimas.

O Pentágono considera o atual arsenal nuclear a disposi…

MRAP BAe RG-33L



O RG-33L, assim como o irmão menor (RG-33), é uma evolução do RG-31 Nyala, uma viatura blindada de transporte de tropas 4×4, com deslocamento de 7 toneladas, que equipa a Força de Defesa Nacional da África do Sul.

O RG-33L é um veiculo blindado 6×6, produzido pela BAe Systems Land Systems, protegido contra minas e dispositivos explosivos improvisados. O compartimento monocoque em V oferece proteção aos dois tripulantes e oito soldados transportados, todos instalados em assentos especiais, que ajudam a diminuir a onda de choque proveniente das explosões. O fundo em “V” do compartimento funciona como um defletor da explosão. O RG-33L é uma versão aumentada do RG-33 4×4 e como este, pode ser aerotransportado por aeronaves C-130 Hercules. Esses veículos se beneficiaram de todas as experiências oriundas das operações táticas no Iraque e no Afeganistão, onde os IED são o principal causador de baixas nas tropas norte-americanas. Em certos cenários, mesmo as versões blindadas dos HUMVEE, são incapazes de prover proteção à tropa nas operações.

O RG-33L pode ser encontrado nas versões de Transporte de Tropa, Ambulância, Comando e Controle, Escolta e Viatura de Equipes de Destruição de Material Explosivo (EOD).

O RG33L está equipado com uma rampa hidráulica, cúpula blindada com vidros à prova de bala para o metralhador, um braço robótico, equipamento de sobrevivência, suprimento de energia embarcado para sistemas C4I, assentos protegidos contra explosão de minas, ar condicionado, espaço dedicado para armazenagem de equipamentos, pode operar sistemas remotos e conduzir operações centradas em rede. O compartimento de transporte do RG33L fornece uma ótima visibilidade com a transparência blindada TRAP, aumentando a consciência situacional da tropa embarcada, o que é especialmente útil em terreno restrito, típico de operações militares em área urbana.

Os níveis de proteção dos veículos RG-33L dependem da configuração da blindagem, mas o modelo básico oferece proteção contra armas de pequeno e médio calibre, assim como, minas de sopro. Caso necessário, pode receber blindagem externa adicional. Em caso de avaria, o RG-33L pode ser recuperado e rebocado por outra viatura do mesmo modelo.

Até recentemente, já haviam sido produzidos ou entregues cerca de 1.726 unidades do RG-33L, custando cerca US$ 523.000 a unidade. Os usuários nos EUA são o Exército, o Corpo de Fuzileiros Navais e o Comando de Operações Especiais.

RG-33L

Ficha técnica

Comprimento: 8.5 metros
Largura: 2.2 metros
Altura: 3.4 metros
Peso: 24 toneladas
Tração: 6×6
Tropa embarcada: 2 tripulantes e 8 infantes
Motor: Cummins 400 Turbo Diesel de 400hp, com transmissão Allison 3200.
Velocidade máxima na estrada 104 km/h
Combustível: 302 litros de óleo diesel.
Postar um comentário