Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Bem sucedidos os ensaios da tecnologia do BriteCloud

Segurança e Defesa

A Selex ES anunciou ter realizado de forma bem sucedida múltiplos ensaios em voo para a verificação da tecnologia de seu despistador BriteCloud Expendable Active Decoy (EAD). O BriteCloud é um bloqueador do tipo Digital RF Memory (DRFM), para uso em jatos rápidos, provendo uma capacidade externa para despistar mísseis guiados por radar e radares de direção de tiro. Durante os ensaios, realizados na primeira semana de fevereiro, despistadores BriteCloud completos foram lançados de uma aeronave de combate que estava sendo acompanhada por um radar terrestre de direção de tiro. Todos os despistadores funcionaram a contento: o radar travou nos despistadores e acompanhou sua trajetória até o impacto com o solo.

Foto: Selex ES

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas