Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Rússia promete “resposta adequada” em caso de ataque contra russos

Sergei Lavrov criticou os Estados Unidos por tentarem jogar a responsabilidade para Moscou


Diário da Rússia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, ao comentar a situação em torno da Ucrânia, disse que, no caso de um ataque contra a Rússia e seus cidadãos, o lado russo dará uma resposta adequada. Segundo ele, "se os interesses legítimos de Moscou e de seus cidadãos forem diretamente atacados como foi, por exemplo, na Ossétia do Sul, então não há outra forma senão responder, em plena conformidade com o direito internacional". A declaração aconteceu durante uma entrevista ao canal Russia Today na quarta-feira, 23.

A diplomacia ucraniana, por sua vez, interpretou as palavras do chanceler russo como uma preparação da Rússia para a agressão contra a Ucrânia. De acordo com o governo de Kiev, a suposição de que possa haver um ataque contra os russos não parece razoável, tendo em vista os esforços que estariam sendo feitos acalmar o conflito e resolvê-lo pacificamente.

Ao responder as acusações do Ocidente sobre os militares russos que se encontram na fronteira com a Ucrânia, Lavrov disse que "as tropas estão em território da Rússia e participam de exercícios que se tornaram regulares desde que Sergei Shoigu tornou-se ministro da Defesa".

Já quanto à posição dos Estados Unidos, o chanceler declarou que os norte-americanos estão tentando jogar a responsabilidade na Rússia não só na resolução da crise ucraniana, mas também outros conflitos internacionais. Segundo ele, trata-se de abordagem não realista e egoísta.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas