Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Super Tucano em teste pela Força Aérea dos EUA sofre acidente

Queda sem causa ainda definida é má notícia para a fabricante brasileira, que disputa concorrência com americanos
Igor Gielow | Folha de S.Paulo

Um turboélice A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, caiu durante um exercício de ataque leve conduzido pela Força Aérea dos EUA em um campo de provas do Novo México, na sexta (22).

Dois tripulantes conseguiram se ejetar. Segundo comunicado da base de Holloman, um dele se feriu levemente e foi medicado, enquanto não há detalhes do estado do segundo. A causa do acidente não foi divulgada.

O avião participa da fase final da competição para fornecimento de aviões leves para missões de ataque a solo e reconhecimento. Inicialmente, os EUA querem adquirir 15 unidades, para depois expandir a até 120. Elas servirão para substituir o famoso A-10 Warthog (Javali, em inglês), um modelos subsônico a jato fortemente armado e blindado que opera desde 1977.

Os americanos estão procurando opções mais econômicas para a missão. Enquanto um A-10 tem sua hora-voo…

AVIBRAS PROLONGA MAIS UMA VEZ A RETOMADA DE SUAS ATIVIDADES E PERDE TODA CREDIBILIDADE

Júlio Ottoboni
Exclusivo DefesaNet

A credibilidade da direção da AVIBRAS foi ladeira abaixo nesta semana. Pelo menos o restante que ainda persistia junto aos trabalhadores da empresa. O retorno marcado para essa semana foi novamente suspenso e remarcado para ser retomado no próximo dia 09 de março. Essa é a oitava data de suspensão da licença remunerada, o sindicato já não acredita sequer que a empresa retomará suas atividades.




O caso é de desespero total entre os empregados e de silêncio absoluto por parte do Ministério da Defesa, que a tem como uma companhia estratégica para o país. A rede de boatos, alguns com consistência, já começaram a circular. Entre eles a imensa insatisfação dos militares com o desmonte da empresa articulado pelo governo federal, que entende a empresa sendo muito mal gerida por seus executivos.

A proposta da AVIBRAS de pagar os salários atrasados apenas na primeira quinzena de abril também é tida, pelos sindicalistas, como fantasiosa e um ganhar de tempo inútil. O Sindicato exige que o pagamento seja feito imediatamente. Nunca houve um situação como essa em mais de meio século de existência da empresa, uma das mais importantes e tradicionais do polo aeroespacial.

O trabalhadores da AVIBRAS estão há três meses sem salário e em licença remunerada desde dezembro, embora tenham recebido apenas parte dos vencimentos. Na assembleia realizada neste dia 2 de março, quando haveria o encerramento da licença remunerada, foi comunicada a nova data de retorno.

Mas o próprio sindicato, que já apelou para a intervenção urgente do governo federal, desconfia que a empresa deve adiar novamente a retomada de suas atividades produtivas indefinidamente, pois não conseguiu resolver suas pendências econômicas e nem financeiras.

Além dos salários atrasados, a empresa deixou de pagar para os trabalhadores a primeira parcela da PLR 2014 (Participação nos Lucros e Resultados), no valor de R$ 2.500, e as multas referentes ao atraso salarial, no valor de R$ 15,60 por dia para cada trabalhador, conforme previsto na Convenção Coletiva da categoria.

A proposta de pagar os atrasados apenas em meados de abril foi rejeitada em assembleia na íntegra. Os trabalhadores estão passando por diversas dificuldades, vários estão desesperados. O silêncio do ministro da defesa, Jacques Wagner, e também da direção da AVIBRAS, deixam a situação ainda mais tensa e com boatos que a AVIBRAS encerrará suas atividades ainda neste semestre.

A AVIBRAS tem em seu quadro funcional 1500 funcionários, é uma das principais indústrias do setor bélico do país, considerada estratégica pelo governo de Dilma Rousseff e possui contratos com o governo federal, além de países como Indonésia e Arábia Saudita.

Um dos comentários é que o governo federal pode fazer uma intervenção na companhia e compra-la pelo valor da dívida junto aos cofres públicos e repassa-la para um grupo de empresas interessadas. A disputa ficaria entre russos, que contam com a simpatia do governo brasileiro, e a Odebrecht. O vencedor receberia uma carteira de pedidos no valor de R$ 2,4 bilhões com contratos já assinados.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas