Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia quer ajudar Iraque a combater curdos em Kirkuk

A Turquia informou nesta segunda-feira que estava pronta para ajudar o governo iraquiano a expulsar os combatentes curdos da cidade de Kirkuk, informou AFP.
Sputnik

Ancara teme que a eventual independência do Curdistão iraquiano pode desencadear movimentos semelhantes entre a população curda na Turquia e saudou a operação das forças iraquianas para expulsar as forças do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de Kirkuk.


"Estamos prontos para qualquer forma de cooperação com o governo iraquiano de modo a acabar com a presença do PKK no território do Iraque", disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

O Conselho de Segurança Nacional do Iraque afirmou neste domingo que considerará a presença de militares curdos em Kirkuk como um "declaração de guerra".

Na segunda-feira, as forças iraquianas tomaram amplos territórios nos arredores da cidade, bem como uma base militar, um aeroporto e um campo petrolífero.

Em 2014, as tropas peshmerga curdas …

Exército russo será equipado com motoneve única

O exército russo será ainda este ano equipado com uma motoneve única de produção nacional com cabine aquecida, destinado às unidades do Ártico.


Sputnik

No mundo não existe análogos deste veículo. A primeira motoneve (também chamado de snowmobile, em inglês) para o exército TTM-1901, de produção exclusivamente russa, tem um motor da marca Zhiguli e um sistema de aquecimento que pode manter a temperatura interior a 18 graus positivos ao mesmo tempo em que no exterior estão 50 graus negativos.


TTM-1901 Berkut
O representante da empresa que vai produzir os veículos explicou que os soldados aprenderão a dirigir a motoneve apenas em 15 minutos – o veículo tem três pedais, uma caixa de velocidades mecânica, volante, dois bancos aquecidos, dois aparelhos de ar quente independentes, e para-brisas também aquecido.

O representante explicou que a preparação para a produção em série está em pleno andamento e que entrega das primeiras motoneves ao exército vai começar este ano.

“Este é um veículo único que possui a capacidade de se deslocar através da neve de qualquer profundidade a uma velocidade de 35-40 km por hora. A trilha do pneu do veículo será de 10 a 15 cm”, divulgou o inventor do motoneve e diretor da empresa, Nikolai Veselov.

Nos últimos anos, a Rússia deu o início ao desenvolvimento econômico ativo de seus territórios do norte. Para proteger os interesses da Rússia no Ártico, o país elaborou um pacote de medidas, incluindo medidas militares, dada a maior atenção prestada à região por parte dos países membros da OTAN.


Postar um comentário