Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

'Sangue e caos': príncipe saudita chama Trump de 'oportunista' por decisão sobre Jerusalém

O ex-chefe da inteligência saudita, o Príncipe Turki al-Faisal, criticou o reconhecimento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de Jerusalém como a capital de Israel, em uma das mais acentuadas reações do reino aliado de Washington no Oriente Médio.
Sputnik

Em uma carta a Trump publicada em um jornal saudita nesta segunda-feira, o príncipe Turki, um ex-embaixador em Washington que agora não ocupa nenhum cargo do governo, mas continua influente, chamou a decisão de uma estratagema política doméstica que provocaria violência.


"O derramamento de sangue e o caos definitivamente seguirão sua tentativa oportunista de ganhar eleitoralmente", escreveu o príncipe Turki em uma carta publicada no jornal saudita al-Jazeera.

Trump inverteu décadas de política dos EUA e virou do consenso da crítica internacional na semana passada, reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel. A maioria dos países diz que o status da cidade deve ser deixado para negociações entre Israel e os pales…

Exército russo será equipado com motoneve única

O exército russo será ainda este ano equipado com uma motoneve única de produção nacional com cabine aquecida, destinado às unidades do Ártico.


Sputnik

No mundo não existe análogos deste veículo. A primeira motoneve (também chamado de snowmobile, em inglês) para o exército TTM-1901, de produção exclusivamente russa, tem um motor da marca Zhiguli e um sistema de aquecimento que pode manter a temperatura interior a 18 graus positivos ao mesmo tempo em que no exterior estão 50 graus negativos.


TTM-1901 Berkut
O representante da empresa que vai produzir os veículos explicou que os soldados aprenderão a dirigir a motoneve apenas em 15 minutos – o veículo tem três pedais, uma caixa de velocidades mecânica, volante, dois bancos aquecidos, dois aparelhos de ar quente independentes, e para-brisas também aquecido.

O representante explicou que a preparação para a produção em série está em pleno andamento e que entrega das primeiras motoneves ao exército vai começar este ano.

“Este é um veículo único que possui a capacidade de se deslocar através da neve de qualquer profundidade a uma velocidade de 35-40 km por hora. A trilha do pneu do veículo será de 10 a 15 cm”, divulgou o inventor do motoneve e diretor da empresa, Nikolai Veselov.

Nos últimos anos, a Rússia deu o início ao desenvolvimento econômico ativo de seus territórios do norte. Para proteger os interesses da Rússia no Ártico, o país elaborou um pacote de medidas, incluindo medidas militares, dada a maior atenção prestada à região por parte dos países membros da OTAN.


Postar um comentário