Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No decorrer da operação Ramo de Oliveira será criada zona de segurança na Síria

O primeiro-ministro turco Binali Yildirim anunciou a criação, durante a operação militar turca na província síria de Afrin, de uma faixa de segurança de 30 quilômetros.
Sputnik

O premiê, citado pela emissora Haberturk, adiantou também que a operação seria efetuada em quatro etapas.


"A operação vai decorrer em 4 etapas com o objetivo de criar uma faixa de segurança de 30 quilômetros, que será limpa de terroristas", disse o político, citado pela emissora NTV.

Yildirim adiantou que até agora não há mortos ou feridos entre o contingente turco que realiza a operação.

Mais cedo, o Estado-Maior da Turquia anunciou o início da operação "Ramo de Oliveira" contra os grupos curdos na província síria de Afrin, que começou precisamente às 14h00 locais (12h00 no horário de Brasília). De acordo com a entidade militar, a operação conta com a participação de 72 aviões, enquanto 108 dos 113 alvos planejados já foram eliminados. Há poucos dias, o premiê turco, Binali Yildirim, havia avanç…

Exércitos de Níger e Chade iniciam ofensiva contra Boko Haram

Exércitos do Níger e Chade iniciaram uma ofensiva terrestre de grande escala, com o apoio da Força Aérea, contra militantes do grupo terrorista Boko Haram no nordeste da Nigéria, informou neste domingo a agência France-Presse.


Sputnik

Hoje de manhã cedo, forças do Níger e Chade iniciaram uma ofensiva contra militantes do Boko Haram nas áreas das cidades de Bosso e Diffa – disse uma fonte no governo de Níger citada pela AFP.


Miltantes do Boko Haram
© AP Photo/ AP Photo/Boko Haram,File

Um comboio de mais de 200 veículos, inclusive tanques, veículos médicos e de abastecimento, dirigiram-se para a fronteira com a Nigéria. A Força Aérea está pronta a efetuar golpes contra posições do Boko Haram, diz-se num comunicado pela emissora Anfani situada em Diffa.

A decisão de iniciar uma ofensiva surgiu após informações sobre o juramento do líder do Boko Haram Abubakar Shekau ao grupo terrorista Estado Islâmico.

O Boko Haram, um grupo extremista sunita do norte da Nigéria, já provocou a morte de milhares de pessoas durante os últimos anos com o objetivo de estabelecer um califado islâmico. Recentemente, a organização decidiu estender sua área de atuação para outros territórios, atacando regiões do Níger, de Camarões e do Chade, país que tem um dos melhores exércitos da região. Os Estados Unidos estimam que o Boko Haram tenha entre 4 mil a 6 mil combatentes, embora estejam bem equipados depois de atacar posições do Exército da Nigéria.

O grupo terrorista Estado Islâmico, anteriormente designado por Estado Islâmico do Iraque e do Levante, foi criado e, inicialmente, operava principalmente na Síria, onde seus militantes lutaram contra as forças do governo. Há alguns meses, aproveitando o descontentamento dos sunitas iraquianos com as políticas de Bagdá, o Estado Islâmico lançou um ataque maciço em províncias do norte e noroeste do Iraque e ocupou um vasto território. No final de junho, o grupo anunciou a criação de um "califado islâmico" nos territórios sob seu controle no Iraque e na Síria.


Postar um comentário