Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia quer ajudar Iraque a combater curdos em Kirkuk

A Turquia informou nesta segunda-feira que estava pronta para ajudar o governo iraquiano a expulsar os combatentes curdos da cidade de Kirkuk, informou AFP.
Sputnik

Ancara teme que a eventual independência do Curdistão iraquiano pode desencadear movimentos semelhantes entre a população curda na Turquia e saudou a operação das forças iraquianas para expulsar as forças do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de Kirkuk.


"Estamos prontos para qualquer forma de cooperação com o governo iraquiano de modo a acabar com a presença do PKK no território do Iraque", disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

O Conselho de Segurança Nacional do Iraque afirmou neste domingo que considerará a presença de militares curdos em Kirkuk como um "declaração de guerra".

Na segunda-feira, as forças iraquianas tomaram amplos territórios nos arredores da cidade, bem como uma base militar, um aeroporto e um campo petrolífero.

Em 2014, as tropas peshmerga curdas …

Rússia testará robô antropomórfico

O robô antropomórfico Avatar até o fim do ano em curso deverá saber superar a pista de obstáculos e aprender a conduzir veículos.


Sputnik

Esta informação foi divulgada à TASS por um dos criadores do robô, Vitaly Davydov.


Robô Avatar
© AFP 2015/ MIKHAIL KLIMENTYEV / RIA NOVOSTI / AFP
“O programa de desenvolvimento deste projeto prevê testes deste robô em uma pista de obstáculos no fim deste ano. Avatar deverá superar todos os elementos dela, mostrar a capacidade de conduzir vários veículos inclusive automóveis e subir uma escada”, disse.

Inicialmente a criação do robô foi efetuada nos interesses do ministério para Situações de Emergência para poder efetuar trabalhos de resgate nas condições perigosas para a saúde e vida do pessoal. Porém, mais tarde foi tomado em conta que a maioria dos componentes do robô de resgate pode ser utilizada para resolver tarefas militares, manifestou Davydov.

“Neste momento trata-se da criação de uma plataforma robotizada em qual são testados os elementos essenciais que sejam necessários para resolver um amplo circulo de tarefas, inclusive militares”, frisou.

Em 20 de janeiro ao presidente russo Vladimir Putin foi apresentado um robô antropomórfico. Montado sobre um quadriciclo e operado por uma pessoa, resolveu as tarefas colocadas perante ele: fez cinco tiros precisos em ao alvo e depois, conduzindo o quadriciclo, fez um círculo no campo de treinamento.


Postar um comentário