Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Radicais sírios estariam recebendo armamento dos EUA através da fronteira com Jordânia

Enquanto o exército sírio parece estar pronto para uma grande ofensiva na província de Daraa, os grupos radicais que operam na região estariam recebendo grandes remessas de material bélico "Made in USA".
Sputnik

Os grupos militantes que atuam no sul da Síria receberam uma grande quantidade de armas e munições fabricadas nos EUA, incluindo mísseis antitanque TOW, informou a agência de notícias FARS.

De acordo com a FARS, o armamento foi entregue através da fronteira com a Jordânia no âmbito de um novo plano dos EUA para assegurar mais apoio a estes grupos na Síria.

A agência informou também que os grupos militantes na província de Daraa começaram a se preparar para impedir a ofensiva do exército sírio.

No início deste mês, o exército sírio intensificou as ações no sudoeste do país, controlado por radicais, perto da fronteira com a Jordânia e as Colinas de Golã, ocupadas por Israel.

O Ministério da Defesa da Rússia acrescentou que as forças do governo sírio, apoiadas por um grande a…

Começou o exercício multinacional de operadores do Gripen, o Lion Effort 2015

Nesta edição que vai até 24 de maio, o exercício que ocorre a cada três anos é realizado na República Tcheca


Poder Aéreo

Entre os dias 11 e 24 de maio, a Base Aérea de Čáslav na República Tcheca é o palco para o exercício Lion Effort 2015, que reúne operadores do caça sueco Saab Gripen. O exercício é realizado a cada três anos. Além dos jatos da Força Aérea da República Tcheca, também participam os caças da Suécia e da Hungria, além de representantes da Força Aérea Real Tailandesa. Esta edição conta também com a participação de caças F-16 da Polônia e Eurofighter da Alemanha, operando a partir de suas próprias bases aéreas, conforme informado por nota da Saab.


Gripen - foto 2 Min Def República Tcheca

Falando em Eurofighter, vale lembrar que em março deste ano quatro caças Typhoon britânicos realizaram treinamentos de combate ar-ar com jatos Gripen tchecos a partir de Čáslav, durante dois dias (13 e 16/3), com engajamentos 1×1 e 2×2. Na ocasião, os jatos da RAF (Força Aérea Real Britânica) vieram da Base Aérea de Coningsby, e nota do Ministério da Defesa da República Tcheca já informava sobre a nova oportunidade de operações com o Eurofighter, desta vez da Alemanha, no exercício que começou agora.

Outras aeronaves tchecas no Lion Effort 2015


Os tchecos também operarão os caças leves L-159, assim como aviões de transporte CASA, helicópteros de ataque Mi-24 e de transporte Mi-171. O exercício também conta com a assistência de plataformas AWACS (sistema de controle e alerta aeroembarcado) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que operarão a partir da Polônia.

A nota da Saab divulgou alguns eventos importantes que ocorrerão em Čáslav durante o exercício:


14 de maio – “spotters day” (dia dos fotógrafos de aeronaves)
21 de maio – dia para visitantes VIP, com participação do chefe do Estado-Maior, general Josef Bečvář, e comandantes de forças aéreas parceiras e aliadas
22 de maio – celebração dos 10 anos de operação do Gripen na Força Aérea da República Tcheca, com presença de comandantes e outros convidadeos importantes
23 de maio – dia de “portões abertos”, incluindo show aéreo

Os aviões envolvidos no Lion Effort 2015 realizam treinamento de táticas, técnicas e procedimentos ar-ar com vistas à cooperação e operação conjunta. A primeira edição do Lion Effort ocorreu na Hungria em 2009, seguida da Suécia em 2012. A África do Sul está decidindo se abrigará a quarta edição em 2018.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas