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'Fora do normal': OTAN teria usado armas climáticas para atingir êxito em operação militar

Uma das teorias de conspiração mais populares é a possível influência humana no clima com armas de tecnologia de última geração. Neste contexto, ganhou talvez o maior destaque o projeto HAARP dos EUA. Oficial da Força Aérea russa e meteorologista, Yevgeny Tishkovetz, contou para a Sputnik até que ponto os humanos podem mudar condições climáticas.
Sputnik

O HAARP (High Frequency Active Auroral Research Program, em inglês) é um projeto financiado pelas Forças Armadas dos EUA que visa estudar a ionosfera para aperfeiçoamento de suas capacidades de comunicação por rádio e dos sistemas de vigilância com ajuda de tecnologias de ponta.


Há uma teoria de que o sistema HAARP teria sido utilizado na operação militar da OTAN na Iugoslávia em 1999. Yevgeny Tishkovetz, meteorologista do centro Fobos e ex-chefe do serviço meteorológico do Ministério da Defesa russo, disse à Sputnik Sérvia que o sistema pode ter sido realmente usado na Iugoslávia.

Segundo o oficial, a Aliança não tinha como realizar seus…

Der Spiegel: Aviões da OTAN voam com transponders desligados

Enquanto OTAN acusa Moscou de violar as regras de voos militares, jornalistas alemães descobriram que a Força Aérea da organização internacional realiza missões de combate incorrendo nas mesmas violações.


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A revista alemã Der Spiegel constatou que aviões da OTAN estão voando com os transponders desligados.




"O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, criticou várias vezes Moscou por os aviões russos se aproximarem as fronteiras da aliança com os transponders desligados, criando uma ameaça aos aviões civis. E agora confirma-se que os aviões militares da OTAN fazem o mesmo – mas, só ‘em casos especiais durante os exercícios e nunca no leste da Europa", escreveu a publicação alemã.

O transponder é um dispositivo de rádio que está na cabine do piloto e que permite comunicar através do radar no solo com os controladores de tráfego aéreo. Entre outras coisas, ele recebe e transmite a identificação da aeronave, a sua velocidade, a altitude e posição. Se o transponder estiver desligado, o equipamento irá desaparecer do radar secundário, permanecendo visível apenas no radar primário.


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