Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Marinha providencia reparos para o sistema de controle da propulsão das fragatas Niterói

Poder Naval

Apesar de na segunda semana de maio ter deixado vazar pela internet a informação de que não previa fazer “modernização complementar das fragatas” classe Niterói, o comando da Marinha realizou concorrência para selecionar uma empresa capaz de prover o “serviço de reparo do sistema de controle da propulsão” desses navios.

Classe Niterói | F-44 Independência
O processo licitatório teve apenas uma empresa participante – a SKM Eletro Eletrônica Ltda., do Rio de Janeiro – que foi, afinal, selecionada para realizar o trabalho.

Criada em 1992, a SKM atua no desenvolvimento e fornecimento de soluções tecnológicas para sistemas de controle e supervisão de máquinas e sistema de gerenciamento de energia de navios militares. Além de ser a única empresa brasileira que desenvolve, em conjunto com o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), o Período de Manutenção Geral (PMG) do sistema de controle e monitoramento da propulsão, provas de cais e provas de mar (comissionamento da propulsão) dos submarinos classe Tupi e do submarino Tikuna.

Foi a SKM que realizou a modernização do sistema da propulsão do navio escola Brasil, cujo projeto é o mesmo das fragatas Niterói.

A função do sistema automático de controle da propulsão é fornecer uma velocidade especifica ao navio determinando uma posição e controlar a velocidade do motor. A alteração no equipamento de controle incrementa os motores e equaliza o combustível nas entradas dos mesmos.

O Poder Naval transcreve, abaixo, o resultado do julgamento da concorrência:


DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL

ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO

RESULTADO DE JULGAMENTO

CONCORRÊNCIA Nº 4-0121/2014-5

Objeto: Serviço de Reparo Sistema de Controle da Propulsão das Fragatas Classe Niteroi. Empresa vencedora: SKM Eletro Eletrônica Ltda, única participante.

CF (Im-Rm1) JOSÉ RODRIGUES DA SILVA NETO

Presidente da Comissão Permanente de Licitações
Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas