Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Moscou: exercícios da OTAN na Ucrânia ameaçam resolução pacífica do conflito

Liderados pelos EUA, os exercícios militares conjuntos OTAN-Ucrânia iniciados nesta segunda-feira (20) na região de Lvov ameaçam a possibilidade de paz no sudeste do país, segundo declarou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.


Sputnik

“[Os exercícios] demonstram claramente o curso provocativo da Aliança no apoio incondicional das políticas do regime de Kiev no sudeste da Ucrânia”, afirma a nota da chancelaria.


Soldados dos países membros da OTAN em cerimônia de abertura dos exercícios militares Saber Strike 2015
© AP Photo

Ainda de acordo com o comunicado, os membros da OTAN devem entender que os exercícios militares em curso na Ucrânia podem prejudicar a resolução pacífica para o conflito no sudeste do país, assim como quaisquer “ações que incitem as políticas de vingança do ‘partido da guerra’ de Kiev” na região de Donbass, as quais, segundo Moscou, “levam a baixas de civis todos os dias".

Os exercícios Saber Guardian / Rapid Trident-2015 são realizados na Ucrânia anualmente. As manobras do ano passado reuniram 1.300 soldados de 15 países. Este ano, a OTAN está mobilizando quase 2.000 soldados de 18 países.

Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas