Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia adverte exército sírio contra entrada em Manbij

O comunicado foi divulgado poucos dias depois de pelo menos quatro soldados americanos terem sido mortos em um atentado suicida na cidade de Manbij, no norte da Síria, cuja responsabilidade foi assumida pelo Daesh (grupo terrorista proibido em Rússia e em vários outros países).
Sputnik

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores turco, Hami Aksoy, alertou as Forças Armadas do governo sírio para que não tentassem entrar na cidade de Manbij, localizada no norte da Síria.


"Às Unidades de Proteção Popular curdas na Síria (YPG) não deveria ser permitido deixar que as forças do regime [do presidente sírio Bashar Assad] entrem em Manbij", disse Aksoy em uma entrevista coletiva na sexta-feira (18). Ele também destacou que "a retirada das tropas norte-americanas da Síria não deveria ajudar os terroristas das YPG e do Partido de União Democrática curdo (PYD)".

As declarações foram feitas depois que nesta quarta-feira (16) na cidade síria de Manbij ocorreu uma explosão em u…

Rússia desenvolve sistema de comunicação inédito para futuros caças

Engenheiros russos estão desenvolvendo um sistema de comunicação sem igual para a próxima geração de caças bombardeiros PAK DA, que conseguirão realizar análises, promover mudanças e alterar seus modos de operação, informou à Sputnik um representante da empresa russa United Instrument Manufacturing Corporation (UIMC).


Sputnik

O sistema de comunicação será produzido domesticamente, de acordo com a UIMC, que faz parte da corporação estatal russa Rostec.


A PAK FA T-50 fighter jet
Sukhoi T-50 © Sputnik/ Alexey Filippov

“O novo hardware é feito para fornecer comunicações robustas com o caça bombardeiro independentemente de alcance e sob as condições mais extremas, inclusive quando houver interferência”, afirmou a fonte da UIMC, que disse ainda que os sistemas terão dois novos recursos — comunicação segura e rádio cognitivo.

O sistema é capaz de analisar suas condições de funcionamento e fazer ajustes baseado no diagnóstico. Além disso, é capaz de transmitir dados sem que a informação seja captada por scanners inimigos.

“O sistema de antena da aeronave é desenvolvido a partir do conceito de ‘pele inteligente “, afirmou a fonte. Segundo ela, o revestimento do caça ajudará a melhorar sua aerodinâmica e sua capacidade furtiva.

A expectativa é que os caças bombardeiros PAK DA, baseados no Tupolev Tu-160, passem a integrar as forças russas em 2023. Há quem diga que a aeronave pode ser equipada com armas hipersônicas. O avião também deve trazer alguns equipamentos dos caças PAK FA de quinta geração.


Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas