Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Rússia pode ser parceira da Índia em projeto de porta-aviões

O porta-aviões Vikramaditya, construído em estaleiros da Rússia, é a principal embarcação da Marinha indiana e é uma das unidades de combate mais poderosas do Oceano Índico.


Sputnik

A Rússia parece o parceiro mais provável da Índia na construção do porta-aviões IAC-2 e no fornecimento de caças, afirmou à Sputnik nesta quarta-feira um representante do Centro para Análise do Comércio Mundial de Armas (TSAMTO).


Flight Deck of Vikramaditya Aircraft Carrier
 INS Vikramaditya © Foto: Indian Navy

Anteriormente, a Índia já havia recorrido à companhia russa Rosoboronexport, assim como a empresas americanas, britânicas e francesas com pedidos para a participação no desenvolvimento e na construção do porta-aviões indiano moderno que pesará 65 toneladas.

O representante do TSAMTO argumenta que a cooperação baseada em tecnologia russa será lucrativa para os dois países. O porta-aviões Vikramaditya — uma unidade central da Marinha indiana — foi produzido originalmente na Rússia. Seria lógico que a Índia equipasse a embarcação com caças MiG-29K / KUB — os mesmos usados a bordo do Vikramaditya.

Ele também lembrou que a Rússia contribuiu ativamente para a modernização da Marinha indiana com o fornecimento de submarinos classe Kilo e fragatas do Projeto 11356.


Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas