Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia quer ajudar Iraque a combater curdos em Kirkuk

A Turquia informou nesta segunda-feira que estava pronta para ajudar o governo iraquiano a expulsar os combatentes curdos da cidade de Kirkuk, informou AFP.
Sputnik

Ancara teme que a eventual independência do Curdistão iraquiano pode desencadear movimentos semelhantes entre a população curda na Turquia e saudou a operação das forças iraquianas para expulsar as forças do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de Kirkuk.


"Estamos prontos para qualquer forma de cooperação com o governo iraquiano de modo a acabar com a presença do PKK no território do Iraque", disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

O Conselho de Segurança Nacional do Iraque afirmou neste domingo que considerará a presença de militares curdos em Kirkuk como um "declaração de guerra".

Na segunda-feira, as forças iraquianas tomaram amplos territórios nos arredores da cidade, bem como uma base militar, um aeroporto e um campo petrolífero.

Em 2014, as tropas peshmerga curdas …

Rússia testará em 2016 primeiro navio contra escudo antimísseis dos EUA

O primeiro navio russo destinado a vigiar o sistema antimísseis dos EUA iniciará seus testes em 2016, comunicou à Sputnik o responsável pelos contratos estatais da Corporação Unida de Construção Naval (OSK, na sigla em russo), Anatoli Shlemov.


Sputnik

Os testes de fábrica do navio Ivan Jurs serão realizados no terceiro trimestre de 2016", revelou Shlemov.


Planta de la construcción naval Severnaya Verf
© Sputnik/ Alexei Danichev

O funcionário destacou que a embarcação está destinada a assegurar a comunicação e o comando das forças navais e a vigilância dos componentes do escudo antimísseis dos Estados Unidos.

Shlemov integra a delegação da OSK que assiste ao Salão Internacional de São Petersburgo, evento que vai até o dia 5 de julho. O Salão conta com 40 delegações de 27 países de Ásia, Europa e América — entre eles, Brasil, Argentina e EUA.


Postar um comentário