Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Por que negociações entre Washington e Pyongyang estão condenadas ao fracasso?

Em vez de proferir mais ameaças, a administração Trump deve mostrar que é um parceiro de negociação confiável, escreve o The National Interest, acrescentando que é importante enviar sinais claros agora.
Sputnik

O presidente norte-americano Donald Trump continua tratando a sua administração como uma brigada de salvamento para a diplomacia internacional, mas os norte-coreanos não são estúpidos e não confiam em promessas, afirma o autor do The National Interest Doug Bandow no seu recente artigo.


"O desmantelamento nuclear da Líbia, em muito forçado pelos EUA no passado, se revelou um modo de agressão por meio da qual os norte-americanos convenceram os líbios com tais palavras doces como 'garantia de segurança' e 'melhoramento das relações' para desarmar o país e depois destruí-lo pela força", conforme notou o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, acrescentando que os norte-coreanos percebem as intenções dos EUA.

O autor, lembrando o caso da Líbia, …

Submarino misterioso é encontrado em águas suecas

Meses depois que rumores sobre submarinos russos na Suécia mostraram-se falsos, o país nórdico faz alarde de situação semelhante. Nesta segunda-feira, uma equipe de exploradores do país alegou ter descoberto um misterioso mini-submarino em águas suecas.


Sputnik

Em outubro, autoridades de Estocolmo alegaram possuir provas de uma missão russa. Uma foto granulada registrada na costa sueca mostrava o que pareciam ser duas embarcações no horizonte. O governo do país decidiu que tratavam-se de dois submarinos russos.




De maneira nada surpreendente, as acusações se mostraram vazias. "Não era um submarino", disse Ola Truedsson, comandante da divisão naval das forças armadas da Suécia. "Estamos afirmando isso para esclarecer que o que parecia um submarino na fotografia agora sabemos que era um navio civil", disse, em comunicado.

A paranoia sueca, no entanto, continua. Nesta segunda-feira, o time de exploradores conhecido como Ocean X Team anunciou a descoberta de um pequeno submergível que naufragou em águas suecas. Baseado puramente em "caracteres cirílicos", o submarino está sendo rotulado como pertencente à Marinha russa.

"O submarino tem 20 metros de comprimento e três metros e meio de largura", diz o comunicado do Ocean X Team. "Não está clara a idade do submarino nem por quanto tempo ele está no fundo do mar, mas as letras cirílicas no casco indicam que é uma embarcação russa."


A existência da embarcação foi confirmada pelas Forças Armadas suecas, mas a localização não foi divulgada.

Há uma série de detalhes misteriosos em relação ao naufrágio. O Ocean X Team aparentemente suspeita que a tripulação ainda está a bordo, já que as escotilhas continuam fechadas.

"O submarino está completamente intacto, não mostra danos visíveis ao casco, e as escotilhas estão fechadas. Portanto, tememos que a tripulação não tenha conseguido se salvar quando a embarcação naufragou…"

Segundo o jornal sueco Expressen, autoridades também suspeitam que a embarcação tenha estado envolvida em "uma missão secreta." A conclusão é baseada da presunção de que qualquer submarino legítimo teria enviado sinais de alerta pedindo ajuda no caso de uma emergência.

"Pode muito bem ser um submarino russo que falhou por razões desconhecidas", disse o consultor de segurança sueco Joakim von Braun ao jornal Expressen.



Postar um comentário