Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Turquia autoriza EUA a usar base de Incirlik contra Estado Islâmico

France Presse

A Turquia permitirá que os aviões dos EUA lancem ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico (EI) da Base aérea de Incirlik, no sul do país - disseram militares americanos nesta quinta-feira.




Ancara e Washington chegaram a um acordo após meses de negociações. O anúncio foi feito quando militares turcos atacavam militantes do EI no lado sírio da fronteira, em uma drástica escalada do conflito.

Hoje, o Exército turco bombardeou posições do EI na Síria, depois que um soldado turco morreu por disparos procedentes de uma zona controlada por combatentes desse grupo jihadista.

Esse foi o mais sério incidente entre as tropas turcas e o EI até o momento e acontece após a morte de 32 pessoas, em um atentado suicida na segunda-feira, 20 de julho. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque.


Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas