Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Rússia entrega dois submarinos ao Vietnã

A Marinha Vietnamita recebeu este sábado, 1 de agosto, dois submarinos da classe Kilo, produzidos na Rússia.


Sputnik

Na cerimônia, realizada na base de Cam Ranh, na província de Khanh Hoa, a bandeira nacional vietnamita foi hasteada em cada um dos submarinos.


Foto do arquivo. Submarino diesel-elétrico construído para a Marinha do Vietnã no estaleiro na cidade russa de Svetly, na região de Kaliningrado.
Submarino diesel-elétrico construído para a Marinha do Vietnã no estaleiro na cidade russa de Svetly, na região de Kaliningrado. © SPUTNIK/ IGOR ZAREMBO
Durante o discurso oficial, o comandante da Marinha do Vietnã, o contra-almirante Pham Hoai Nam, disse que a entrega dos navios significa o começo de uma nova etapa na modernização da Marinha e das capacidades de combate do Exército Popular do Vietnã.

Os novos submarinos foram batizados de 184-Hai Phong e 185-Khanh Hoa, nomes de cidades costeiras do Vietnã.

Enquanto isso, a entrega foi realizada em meio de tensões no mar do Sul da China. E, nesta conexão, o almirante Pham Hoai Nam sublinhou que o reforço da Marinha vietnamita não visa criar uma corrida armamentista ou dissuadir outros países. Segundo ele, o único objetivo é proteger a soberania do país e garantir a paz na região.
Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas