Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Avião-espião da OTAN visto no céu sobre a Sibéria

Durante os últimos dias um avião de vigilância americano efetuou voos no espaço aéreo russo fazendo fotos das instalações e equipamento militar russo, diz a mídia da Rússia nesta segunda-feira (7).


Sputnik

Um Lockheed C-130H Hercules com especialistas americanos, franceses e agora ucranianos a bordo, fez uma série de voos de observação sobre a Sibéria ocidental entre 31 de agosto e 4 de setembro, escreveu o jornal Sovetskyaya Sibir citando um fotógrafo aéreo de Novosibirsk, Nikolai Yenin. 


Avião de transporte da FA americana C-130 Hercules
© flickr.com/ Kris Hunt

“Este avião fazia círculos sobre as nossas cidades numa base absolutamente legal… Tivemos a mesma coisa acontecendo aqui em 2013 mas naquela altura não tinha ucranianos a bordo do avião de observação da OTAN. É a primeira vez que vemos ucranianos nos vigiando junto com americanos e franceses”, disse Yenin.

Em 3 de setembro o avião da OTAN foi visto voando sobre a cidade de Novosibirsk e, no dia seguinte, foi visto sobre Krasnoyarsk, Yeniseisk, Abakan e Kemerovo.

Em 4 de setembro o Hercules partiu do aeroporto de Novosibirsk Tolmachevo em direção a Moscou.

Desde 2002 a Rússia, os EUA e outros assinantes do Tratado de Céus Abertos permitiram um número limitado de voos de observação sobre o seu território.

Os acordos internacionais estabelecem o número de voos, tipo de equipamento de vigilância a bordo e os aeroportos que podem ser usados.

Este ano os EUA começaram voos sobre a Sibéria a partir da base aérea de Yokota, no Japão.

O Lockheed C-130 Hercules é um avião militar de transporte que é frequentemente usado para voos de vigilância.

Em 1958 um avião deste tipo foi abatido por caças interceptores soviéticos durante uma missão de espionagem sobre a Armênia, que naquela altura fazia parte da União Soviética.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas