Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Proclamação da República: conheça a tradição do cavalo Baio, herança do Exército desde 1889

Animal de pelagem rara, idêntico ao usado pelo Marechal Deodoro da Fonseca durante derrubada da monarquia, tem 'escritório' próprio no Regimento de Cavalaria, em Brasília.
Por Marília Marques | G1 DF

Passados 129 anos da Proclamação da República, o Exército Brasileiro mantém a tradição de destaque de um personagem pitoresco do movimento que derrubou a monarquia no país: o cavalo baio de número 06. O animal é do mesmo tom de pelagem e medidas daquele usado pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889.

Desde então, os critérios seguem o mesmos para o animal escolhido para ser montado pelo comandante do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda – os Dragões da Independência, responsáveis pela segurança presidencial.

Em Brasília, é o tenente-coronel Flávio Benzi Braga quem monta e preza pelo bem-estar do cavalo apelidado de Baio, em referência à cor.

"Diariamente verifico se está tudo bem com o Baio, se passou bem a noite. Minha primeira atividade é dar 'bom dia' p…

EUA posicionarão 12 aviões antitanque na Europa

Os Estados Unidos posicionarão na Europa uma dúzia de aviões antitanque como marco da operação da OTAN chamada Atlantic Resolve, informou o Comando Europeu dos Estados Unidos (Eucom).


Sputnik

“A Força Aérea dos EUA posicionará 12 aviões A-10 Thunderbolt II em bases na Europa como continuação do TSP (Theater Security Package, ou Pacote de Segurança de Cenário) em apoio à operação Atlantic Resolve”, diz o comunicado. 


A US flight technician checks the body of a A-10 thunderbolt parked on the tarmac at the Namest air force base near Brno where it is taking part in joint NATO military exercises called Ramstein Rover.
A-10 Thunderbolt II © AFP 2015/ RADEK MICA

Os locais exatos onde as aeronaves ficarão localizadas serão anunciados quando os aviões chegarem a seu destino, indicou o Comando.

Os aviões participarão de exercícios com outras forças aliadas “com a finalidade de fortalecer a interoperabilidade e demonstrar o compromisso dos Estados Unidos com a segurança e a estabilidade da Europa”, informou o Eucom.

Os EUA iniciaram a operação Atlantic Resolve em 2014 após a crise na Ucrânia para “apoiar os aliados dos EUA na Europa em meio a crescente preocupação pela agressão russa.”

O avião de ataque A-10 foi desenvolvido nos EUA nos anos 1970 para destruir carros de combate e veículos blindados. Esse modelo de aeronave foi utilizado na Guerra do Golfo, nos conflitos de Bósnia e Kosovo, na Guerra do Afeganistão e no Iraque.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas