Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

'Sangue e caos': príncipe saudita chama Trump de 'oportunista' por decisão sobre Jerusalém

O ex-chefe da inteligência saudita, o Príncipe Turki al-Faisal, criticou o reconhecimento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de Jerusalém como a capital de Israel, em uma das mais acentuadas reações do reino aliado de Washington no Oriente Médio.
Sputnik

Em uma carta a Trump publicada em um jornal saudita nesta segunda-feira, o príncipe Turki, um ex-embaixador em Washington que agora não ocupa nenhum cargo do governo, mas continua influente, chamou a decisão de uma estratagema política doméstica que provocaria violência.


"O derramamento de sangue e o caos definitivamente seguirão sua tentativa oportunista de ganhar eleitoralmente", escreveu o príncipe Turki em uma carta publicada no jornal saudita al-Jazeera.

Trump inverteu décadas de política dos EUA e virou do consenso da crítica internacional na semana passada, reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel. A maioria dos países diz que o status da cidade deve ser deixado para negociações entre Israel e os pales…

EUA posicionarão 12 aviões antitanque na Europa

Os Estados Unidos posicionarão na Europa uma dúzia de aviões antitanque como marco da operação da OTAN chamada Atlantic Resolve, informou o Comando Europeu dos Estados Unidos (Eucom).


Sputnik

“A Força Aérea dos EUA posicionará 12 aviões A-10 Thunderbolt II em bases na Europa como continuação do TSP (Theater Security Package, ou Pacote de Segurança de Cenário) em apoio à operação Atlantic Resolve”, diz o comunicado. 


A US flight technician checks the body of a A-10 thunderbolt parked on the tarmac at the Namest air force base near Brno where it is taking part in joint NATO military exercises called Ramstein Rover.
A-10 Thunderbolt II © AFP 2015/ RADEK MICA

Os locais exatos onde as aeronaves ficarão localizadas serão anunciados quando os aviões chegarem a seu destino, indicou o Comando.

Os aviões participarão de exercícios com outras forças aliadas “com a finalidade de fortalecer a interoperabilidade e demonstrar o compromisso dos Estados Unidos com a segurança e a estabilidade da Europa”, informou o Eucom.

Os EUA iniciaram a operação Atlantic Resolve em 2014 após a crise na Ucrânia para “apoiar os aliados dos EUA na Europa em meio a crescente preocupação pela agressão russa.”

O avião de ataque A-10 foi desenvolvido nos EUA nos anos 1970 para destruir carros de combate e veículos blindados. Esse modelo de aeronave foi utilizado na Guerra do Golfo, nos conflitos de Bósnia e Kosovo, na Guerra do Afeganistão e no Iraque.


Postar um comentário