Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Diferentes e parecidos: em que aspectos F-16 e MiG-29 se desafiam

Famoso, leve, universal e ainda relevante: há 40 anos, em 15 de agosto de 1978, a Força Aérea dos EUA adotou em serviço um caça multifuncional de quarta geração – o F-16.
Sputnik

No total, até 2018, mais de 4.500 aeronaves desse tipo foram construídas. Por sua produção em massa o "falcão de ataque", como os pilotos batizaram respeitosamente a aeronave, é um recorde mundial absoluto entre os caças leves. E por suas capacidades de voo e combate o F-16 figura ao mesmo nível dos principais concorrentes – os caças soviéticos e russos MiG-29.

Nesta matéria, a Sputnik apresenta as semelhanças e diferenças entre esses projetos, implementados quase simultaneamente.

Pequeno e armado

Na década de 1970, antes da introdução do caça pesado F-15 Eagle, a Força Aérea dos EUA percebeu que necessitava de um aparelho mais barato, simples e tecnologicamente avançado – um caça tático leve para obter superioridade aérea local. Cinco empresas norte-americanas apresentaram seus projetos. O Pentágono con…

Forças Armadas russas receberão 14 caças Su-35S este ano

As Forças Armadas da Rússia deverão receber este ano 14 novos caças multifunção Su-35S e cinco caças Su-30M2, segundo divulgou o vice-ministro Yuri Borisov.


Sputnik

A declaração foi feita durante a inspeção à empresa fabricante destas aeronaves, na cidade de Komsomolsk-no-Amur, no Extremo Oriente russo.


Caças Su-35S e Su-35SM durante a parte aérea do show militar do fórum Army 2015
© Sputnik/ Ramil Sitdikov

"A empresa entregará este ano catorze aviões Su-35S e cinco aviões Su-30M2", informou o serviço da imprensa do ministério, citando Borisov.


Durante a inspeção, o vice-ministro visitou os departamentos da empresa que fabricam aviões de quinta geração T-50 (PAK-FA), bem como várias seções em construção que deverão fazer a galvanização e ligas de alumínio.

Em relação ao avião de combate com tecnologia stealth (de invisibilidade) PAK-FA, Borisov disse que a capacidade de manobra do novo caça permite fazer quase todas as figuras de alta pilotagem.


O novo avião militar é capaz de desenvolver a velocidade de 2.100 km/h e tem uma autonomia de 5.500 quilômetros, devendo substituir os MiG-29 e os Su-27 na Força Aérea russa.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas