Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil simula resgate de civis em área de conflito ou desastre natural (VÍDEO)

A Marinha do Brasil realizou entre os dias 6 e 14 de novembro a Operação Atlântico, na praia de Itaoca, no Espírito Santo. A simulação deste ano treinou os oficiais para casos em que houvesse resgate de civis em uma área de conflito armado ou que foram alvos de desastres naturais.
Sputnik

Era por volta de 5h40 do dia 10 de novembro, um sábado, ainda estava amanhecendo, quando o Almirante Paulo Martinho Zucaro, Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, olhou e disse para a reportagem da Sputnik Brasil: "É guerra".


A declaração foi dada para explicar os motivos de se realizar um treinamento deste porte mesmo em condições extremamente desfavoráveis. A chuva era forte, as ondas na beira da praia atingiam 1,5 metros e os ventos chegaram a 20 km/h. O nível de dificuldade preocupava o alto comando, mas não foi um problema para os fuzileiros e marinheiros.

Antes do amanhecer, sete Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) chegaram à praia e deram início ao desembarque. Após eles chegarem foi…

Novo chanceler georgiano anseia por aderir à OTAN

O novo ministro das Relações Exteriores planeja aderir à OTAN e manter a política pragmática em relação à Rússia.


Sputnik

"As prioridades da política externa da Geórgia, naturalmente, continuam as mesmas porque não são definidas pelo desejo de qualquer governo, mas pela vontade livre da população georgiana", disse o recém-nomeado chanceler Giorgi Kvirikashvili na quarta-feira (2).


US and Georgian servicemen, with Georgian and US flags in front, take part in the joint US-Georgia military exercise at the Vaziani base outside the Georgian capital, Tbilisi, Georgia, Thursday, May 21, 2015
© AP Photo/ Shakh Aivazov

Na segunda-feira (31), o primeiro-ministro georgiano, Irakli Garibashvili, substituiu a ministra das Relações Exteriores, Tamar Beruchashvili, com o ministro da Economia do país Kvirikashvili.

“A linha da política externa da Geórgia não será alterada, em particular, o país continuará o seu caminho de integração europeia e à OTAN, a política pragmática para com a Rússia”, afirmou Kvirikashvili na quarta-feira.

Na semana passada, um novo centro de treinamento da OTAN abriu na Geórgia, como parte das medidas para incentivar a Geórgia nos seus esforços para aderir à aliança, que foi aprovado na cúpula da OTAN no País de Gales, em setembro de 2014.

A cooperação institucional entre a Geórgia e a OTAN começou em 1994, quando a Geórgia se tornou membro do programa da OTAN Parceria para a Paz. A cooperação dos países com a organização se intensificou em 2004, após a Revolução Rosa que levou à demissão forçada do presidente Eduard Shevardnadze.

A Rússia expressou preocupação sobre da presença militar intensificada da OTAN na Europa de Leste, advertindo que possa ameaçar para a segurança regional. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores russo, a abertura do centro de treinamento da OTAN na Geórgia é uma provocação que visa ampliar a influência geopolítica da aliança.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas