Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Exército sírio bombardeia terroristas restantes no sul do país (VIDEO)

O exército sírio retomou os ataques de artilharia maciços contra os terroristas restantes na região de Tulul al Safa no deserto de As-Suwayda, no sul do país, depois de eles terem violado a trégua, segundo uma fonte do Exército.
Sputnik

De acordo com uma fonte que falou com a Sputnik Árabe, na terça-feira (16), o Exército sírio e os terroristas que ocupam as colinas de Tulul al Safa firmaram um acordo de cessar-fogo, segundo o qual os combatentes da Frente al-Nusra (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) se comprometeram a entregar as armas depois de serem cercados e sem saída.


Contudo, na manhã da quarta-feira (17) os terroristas atacaram as unidades do Exército sírio. Por sua vez, os soldados repeliram o ataque com êxito e contra-atacaram. Como resultado, dezenas de militantes foram mortos ou feridos. O Exército resolveu retomar os ataques maciços com peças de artilharia apoiadas do ar, tendo como objetivo eliminar as forças terroristas restantes até a épo…

OTAN abriu unidades de comando na Lituânia e mais cinco países

Em 3 de setembro foi realizada a cerimônia de abertura oficial de unidades de comando da OTAN na Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Romênia e Bulgária.


Sputnik

Na quinta-feira (3) a presidente da Lituânia Dalia Grybauskaite e o secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg, que está realizando uma visita a este país báltico, inauguraram a unidade de comando em Vilnius, informa o portal de notícias lituano Delfi.


As bandeiras dos países membros da OTAN perto da sede da OTAN em Bruxelas
© AP Photo/ Geert Vanden Wijngaert

Também foram realizadas cerimónias de abertura de unidades idênticas na Letônia, Estônia, Polônia, Romênia e Bulgária.

"Hoje na Lituânia e em mais cinco países da região foram abertas unidades de comando e isso significa que estamos prontos a reagir rapidamente e repelir ameaças", disse Grybauskaite.

Nas seis unidades vão trabalhar em conjunto cerca de 40 oficiais do exército. Os novos elementos do comando da OTAN foram estabelecidos para elevar a preparação para o acolhimento de tropas da OTAN de elevada prontidão e para coordenar os exercícios internacionais. As unidades de comando da OTAN foram abertas na terça-feira, mas irão ficar operacionais na altura da próxima cúpula da Aliança em Varsóvia.

"A abertura das unidades de comando é um sinal de solidariedade da OTAN. As bandeiras da OTAN são erguidas em seis países-aliados e toda a Aliança dá um passo para fortalecer a solidariedade, aumentar a força e prontidão militar", disse o secretário-geral da OTAN durante a cerimónia de abertura.

Mais cedo na Lituânia foi aberto o centro de comunicação estratégica da OTAN.

Recentemente a OTAN aumentou a sua presença militar na Europa, especialmente nos países que fazem fronteira com a Rússia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, tem declarado que o surgimento de estruturas adicionais da OTAN perto das fronteiras russas não corresponde aos acordos entre a Rússia e a Aliança.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas