Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Adeus a tecnologias 'stealth': novo radar russo pode detectar aviões furtivos

Tecnologias russas capazes de detectar aviões furtivos do inimigo podem vir a fazer parte do sistema da defesa antiaérea unida da OTSC – Organização do Tratado de Segurança Coletiva, declarou o chefe do Estado-Maior Conjunto da aliança, Anatoly Sidorov.
Sputnik

Inovações russas capazes de desativar tecnologias furtivas do inimigo podem vir a ser usadas na criação do sistema de defesa antiaérea unida da OTSC, declarou militar, citado pelo jornal Rossiyskaya Gazeta. Sidorov comentou que essas inovações seriam eficazes tanto contra aviação do inimigo como contra ataques com mísseis.



O sistema Rezonans-NE funciona graças ao princípio de reflexão ressonante de ondas de rádio da superfície de aparelhos aéreos, facilitando vigilância de aeronaves e mísseis do inimigo, explicou Aleksandr Scherbinko, vice-diretor executivo da empresa de design Rezonans.

"Este modelo pode ser de grande interesse, levando em consideração criação do sistema de defesa antiaérea unida da OTSC, cuja inauguração est…

OTAN abriu unidades de comando na Lituânia e mais cinco países

Em 3 de setembro foi realizada a cerimônia de abertura oficial de unidades de comando da OTAN na Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Romênia e Bulgária.


Sputnik

Na quinta-feira (3) a presidente da Lituânia Dalia Grybauskaite e o secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg, que está realizando uma visita a este país báltico, inauguraram a unidade de comando em Vilnius, informa o portal de notícias lituano Delfi.


As bandeiras dos países membros da OTAN perto da sede da OTAN em Bruxelas
© AP Photo/ Geert Vanden Wijngaert

Também foram realizadas cerimónias de abertura de unidades idênticas na Letônia, Estônia, Polônia, Romênia e Bulgária.

"Hoje na Lituânia e em mais cinco países da região foram abertas unidades de comando e isso significa que estamos prontos a reagir rapidamente e repelir ameaças", disse Grybauskaite.

Nas seis unidades vão trabalhar em conjunto cerca de 40 oficiais do exército. Os novos elementos do comando da OTAN foram estabelecidos para elevar a preparação para o acolhimento de tropas da OTAN de elevada prontidão e para coordenar os exercícios internacionais. As unidades de comando da OTAN foram abertas na terça-feira, mas irão ficar operacionais na altura da próxima cúpula da Aliança em Varsóvia.

"A abertura das unidades de comando é um sinal de solidariedade da OTAN. As bandeiras da OTAN são erguidas em seis países-aliados e toda a Aliança dá um passo para fortalecer a solidariedade, aumentar a força e prontidão militar", disse o secretário-geral da OTAN durante a cerimónia de abertura.

Mais cedo na Lituânia foi aberto o centro de comunicação estratégica da OTAN.

Recentemente a OTAN aumentou a sua presença militar na Europa, especialmente nos países que fazem fronteira com a Rússia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, tem declarado que o surgimento de estruturas adicionais da OTAN perto das fronteiras russas não corresponde aos acordos entre a Rússia e a Aliança.


Postar um comentário