Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Troféus de guerra: tecnologias militares desviadas nos últimos 20 anos

A espionagem na indústria militar é uma das formas mais eficazes de obter a tecnologia que não se possui. Na guerra invisível conduzida pelos serviços secretos todos os meios são usados.
Sputnik

A Sputnik conta sobre as tecnologias das quais, em vários momentos, os governos conseguiram se apropriar. 

Drone desaparecido

Em 4 de dezembro de 2011, o mais novo drone stealth norte-americano RQ-170 Sentinel desapareceu no oeste do Afeganistão. Segundo o Pentágono, alguém "cortou" o canal de comunicação entre o drone e o operador. Cinco dias depois, um veículo aéreo não tripulado com características de design semelhantes foi apresentado na televisão iraniana. Ainda não se sabe exatamente como o controle do drone foi interceptado. Especialistas acreditam que isso não poderia ter acontecido sem um moderno sistema de guerra eletrônica entregue ao Irã pela Rússia ou China. Não há informações oficiais sobre esse assunto.

O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, apelou às autoridades da Repúbl…

OTAN abriu unidades de comando na Lituânia e mais cinco países

Em 3 de setembro foi realizada a cerimônia de abertura oficial de unidades de comando da OTAN na Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Romênia e Bulgária.


Sputnik

Na quinta-feira (3) a presidente da Lituânia Dalia Grybauskaite e o secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg, que está realizando uma visita a este país báltico, inauguraram a unidade de comando em Vilnius, informa o portal de notícias lituano Delfi.


As bandeiras dos países membros da OTAN perto da sede da OTAN em Bruxelas
© AP Photo/ Geert Vanden Wijngaert

Também foram realizadas cerimónias de abertura de unidades idênticas na Letônia, Estônia, Polônia, Romênia e Bulgária.

"Hoje na Lituânia e em mais cinco países da região foram abertas unidades de comando e isso significa que estamos prontos a reagir rapidamente e repelir ameaças", disse Grybauskaite.

Nas seis unidades vão trabalhar em conjunto cerca de 40 oficiais do exército. Os novos elementos do comando da OTAN foram estabelecidos para elevar a preparação para o acolhimento de tropas da OTAN de elevada prontidão e para coordenar os exercícios internacionais. As unidades de comando da OTAN foram abertas na terça-feira, mas irão ficar operacionais na altura da próxima cúpula da Aliança em Varsóvia.

"A abertura das unidades de comando é um sinal de solidariedade da OTAN. As bandeiras da OTAN são erguidas em seis países-aliados e toda a Aliança dá um passo para fortalecer a solidariedade, aumentar a força e prontidão militar", disse o secretário-geral da OTAN durante a cerimónia de abertura.

Mais cedo na Lituânia foi aberto o centro de comunicação estratégica da OTAN.

Recentemente a OTAN aumentou a sua presença militar na Europa, especialmente nos países que fazem fronteira com a Rússia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, tem declarado que o surgimento de estruturas adicionais da OTAN perto das fronteiras russas não corresponde aos acordos entre a Rússia e a Aliança.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas