Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Troféus de guerra: tecnologias militares desviadas nos últimos 20 anos

A espionagem na indústria militar é uma das formas mais eficazes de obter a tecnologia que não se possui. Na guerra invisível conduzida pelos serviços secretos todos os meios são usados.
Sputnik

A Sputnik conta sobre as tecnologias das quais, em vários momentos, os governos conseguiram se apropriar. 

Drone desaparecido

Em 4 de dezembro de 2011, o mais novo drone stealth norte-americano RQ-170 Sentinel desapareceu no oeste do Afeganistão. Segundo o Pentágono, alguém "cortou" o canal de comunicação entre o drone e o operador. Cinco dias depois, um veículo aéreo não tripulado com características de design semelhantes foi apresentado na televisão iraniana. Ainda não se sabe exatamente como o controle do drone foi interceptado. Especialistas acreditam que isso não poderia ter acontecido sem um moderno sistema de guerra eletrônica entregue ao Irã pela Rússia ou China. Não há informações oficiais sobre esse assunto.

O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, apelou às autoridades da Repúbl…

Rússia e EUA retomam contatos na área da defesa

O ministro da Defesa da Federação da Rússia e o secretário da Defesa dos EUA, Ashton Carter, constataram a retomada dos contatos bilaterais na área da defesa.


Sputnik

Os dois países irão também retomaram as consultas na área da defesa.


Ashton Carter e Sergei Shoigu
Ashton Carter e Sergei Shoigu © Foto: AFP/PAUL J. RICHARDS/ Sputnik/Valery Melniko

Segundo o Pentágono, tal decisão foi feita durante uma conversa telefônica entre os dois ministros.

A conversa foi dedicada aos "mecanismos de descarga do conflito na Síria".

Na quarta-feira, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, afirmara que a Rússia tinha proposto manter contatos com os EUA no âmbito militar para tratar da situação na Síria.

Já hoje, Kerry reconheceu que o programa de treinamento da oposição armada síria não deu os frutos esperados.

Segundo o secretário de imprensa do Departamento da Defesa, Peter Cook, o chefe do Pentágono suspendeu os contatos com o ministro da Defesa russo pro causa do suposto envolvimento da Rússia na crise ucraniana.

A Síria vive uma guerra civil desde 2011. Em breve, o grupo terrorista Estado Islâmico (proibido na Rússia e em uma série de outros países) chegou a representar mais uma ameaça séria, além de grupos da oposição armada e outros grupos terroristas, como a Frente al-Nusra. Os EUA encabeçam uma coalizão internacional que combate o Estado Islâmico, porém Washington não reconhecia o direito de certas partes de participar deste combate — nomeadamente, o governo legítimo sírio. A Rússia, por sua parte, tem insistido na necessidade de consolidar a coalizão.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas