Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

TOA - MPF quer que Exército consulte indígenas antes de instalar microcentral hidrelétrica no Tumucumaque

Comunidades indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada sempre que empreendimentos afetem seu território
MPF | DefesaNet

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que determine à União, na figura do Exército Brasileiro, não instalar microcentral hidrelétrica na terra indígena do Parque do Tumucumaque (AP), até que sejam atendidos todos os requisitos constitucionais para a exploração de recursos hídricos em terra indígena. Além disso, há também a necessidade de avaliação dos impactos socioambientais do empreendimento, bem como a consulta livre, prévia e informada aos indígenas. A ação foi protocolada em 11 de outubro.

A microcentral tem o objetivo de fornecer energia elétrica para propiciar autonomia ao pelotão, composto por 45 militares, localizado na faixa de fronteira entre Brasil e Suriname, no parque do Tumucumaque. Atualmente, os militares contam apenas com oito horas diárias de energia elétrica, dependendo integralmente de geradores a diesel, óleo cujo trans…

Rússia inicia exercícios militares de larga escala no sul do país

Cerca de 1.200 militares da infantaria motorizada foram colocados em alerta no início de manobras militares com práticas de tiro, informou o serviço de imprensa do Distrito Militar do Sul.


Sputnik

"Foram utilizadas mais de 250 unidades de material bélico e equipamentos especiais, inclusive carros de combate modernizados T-72B3, obuseiros autopropulsados Gvozdika, lançadores múltiplos Grad, caças Su-34 e dois helicópteros Mi-35M", diz o comunicado.


Tanque modernizado de las Fuerzas Armadas de Rusia T-72B3
T-72 B3© Sputnik/ Kirill Braga

As unidades em questão já realizaram um avanço de 500km até a zona das manobras na província de Volgogrado, repelindo um ataque aéreo "inimigo" e de um "grupo de reconhecimento e sabotagem."

"Os grupos táticos (…) praticarão a defesa e o avanço, a perseguição do inimigo em retirada, as manobras e a saída do combate", diz o texto.

Na final, os participantes realizarão disparos reais com vários tipos de armas e lançadores de granadas contra alvos que simulam carros de combate e soldados inimigos.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas