Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Diferentes e parecidos: em que aspectos F-16 e MiG-29 se desafiam

Famoso, leve, universal e ainda relevante: há 40 anos, em 15 de agosto de 1978, a Força Aérea dos EUA adotou em serviço um caça multifuncional de quarta geração – o F-16.
Sputnik

No total, até 2018, mais de 4.500 aeronaves desse tipo foram construídas. Por sua produção em massa o "falcão de ataque", como os pilotos batizaram respeitosamente a aeronave, é um recorde mundial absoluto entre os caças leves. E por suas capacidades de voo e combate o F-16 figura ao mesmo nível dos principais concorrentes – os caças soviéticos e russos MiG-29.

Nesta matéria, a Sputnik apresenta as semelhanças e diferenças entre esses projetos, implementados quase simultaneamente.

Pequeno e armado

Na década de 1970, antes da introdução do caça pesado F-15 Eagle, a Força Aérea dos EUA percebeu que necessitava de um aparelho mais barato, simples e tecnologicamente avançado – um caça tático leve para obter superioridade aérea local. Cinco empresas norte-americanas apresentaram seus projetos. O Pentágono con…

Exército sírio se aproxima de Aleppo

O exército sírio recuperou o controle do território capturado pelo Estado Islâmico no leste de Aleppo, incluindo um trecho da rodovia que leva a Raqqa, principal reduto dos jihadistas, informou o canal televisivo estatal sírio neste sábado (28).


Sputnik

As áreas recuperadas no âmbito do avanço do exército sírio sobre as posições dos terroristas, com apoio de aviões russos, ficam a leste da base aérea de Kweires, ocupada pelo Estado Islâmico no início deste mês.


Exército sírio nos arredores de Damasco
© Sputnik/ Andrei Stenin

No início de novembro, o exército sírio rompeu o cerco da base de Kweiris. A base tinha estado cercada pelo Estado Islâmico por dois anos até que as forças do governo sírio, com apoio aéreo russo, avançaram para a área e a libertaram dos jihadistas, deixando um grande número deles mortos e feridos.

De acordo com uma informação da televisão estatal, o exército recuperou o controlo de duas aldeias e grandes áreas de terras agrícolas, bem como de túneis e fortificações construídas pelos jihadistas.

As aldeias estão localizadas a cerca de 60 quilômetros a leste de Aleppo.

O governo sírio e seus aliados também obtiveram ganhos no sudeste de Homs.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas