Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Diferentes e parecidos: em que aspectos F-16 e MiG-29 se desafiam

Famoso, leve, universal e ainda relevante: há 40 anos, em 15 de agosto de 1978, a Força Aérea dos EUA adotou em serviço um caça multifuncional de quarta geração – o F-16.
Sputnik

No total, até 2018, mais de 4.500 aeronaves desse tipo foram construídas. Por sua produção em massa o "falcão de ataque", como os pilotos batizaram respeitosamente a aeronave, é um recorde mundial absoluto entre os caças leves. E por suas capacidades de voo e combate o F-16 figura ao mesmo nível dos principais concorrentes – os caças soviéticos e russos MiG-29.

Nesta matéria, a Sputnik apresenta as semelhanças e diferenças entre esses projetos, implementados quase simultaneamente.

Pequeno e armado

Na década de 1970, antes da introdução do caça pesado F-15 Eagle, a Força Aérea dos EUA percebeu que necessitava de um aparelho mais barato, simples e tecnologicamente avançado – um caça tático leve para obter superioridade aérea local. Cinco empresas norte-americanas apresentaram seus projetos. O Pentágono con…

Medvedev: Turquia ameaça as relações entre OTAN e Rússia

Dmitry Medvedev criticou a derrubada pela Turquia do avião Su-24 russo sobre o território sírio e chamou a de "ato criminoso irresponsável".


Sputnik

"Isso mostra que Ankara está protegendo a organização terrorista o Estado Islâmico (proibido na Rússia)", disse Medvedev. 


Primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev
Dmitri Medvedev © Sputnik/ Alexander Astafyev

"A imprudência das ações criminosas das autoridades turcas em relação à derrubada do avião russo Su-24 levou a três consequências. O primeiro é o perigoso agravamento das relações entre a Rússia e a OTAN que não podem ser justificadas por quaisquer interesses, incluindo a proteção das fronteiras do Estado", disse o primeiro-ministro russo.

"As ações da Turquia, basicamente, deixaram claro que o país protege o Estado Islâmico. Isso não é surpreendente, considerando os relatos de que alguns altos funcionários turcos têm interesse no petróleo barato proveniente do Estado Islâmico", disse Dmitry Medvedev.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas