Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Milos Zeman: há suspeitas de que Turquia coopera informalmente com Estado Islâmico

O incidente com a aeronave militar russa na Síria irá somente piorar a atmosfera na região, declarou nesta terça-feira (24) o presidente da República Tcheca Milos Zeman, segundo revelou o canal Czech TV.


Sputnik

"De tempos em tempos surgem suspeitas de que a Turquia coopera informalmente com o Estado Islâmico" – disse Zeman.


Presidente da República Checa, Milos Zeman
Milos Zeman © AP Photo/ Thibault Camus

Nas suas palavras, num cenário em que a aviação russa combate o EI, o incidente com o avião militar da Rússia irá apenas deteriorar a situação na região desse conflito.

O avião russo Su-24 foi derrubado na manha desta terça-feira na Síria, próximo à fronteira da Turquia. O lado turco afirma que a aeronave havia violado o espaço aéreo do seu país e que a mesma foi avisada antes de ser derrubada.

O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, garante ter provas objetivas de que o avião não violou o espaço aéreo turco e realizava o voo estritamente sobre o território sírio.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que a aeronave foi abatida por um míssil ar-ar a partir de um avião turco. Nas suas palavras, a tragédia do avião russo na Síria terá consequências sérias para as relações entre Moscou e Ancara.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas