Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia não considera Patriot como alternativa ao S-400, diz parlamentar turco

Washington está negociando com Ancara quanto à possibilidade de fornecimento dos sistemas de defesa antiaérea norte-americanos Patriot no lugar dos S-400 russos, escreveu a revista turca Sabah, citando a assessora do Secretário de Estado dos EUA em questões políticas, Tina Kaidanow.
Sputnik

Kaidanow relevou que o Departamento do Estado está negociando com a Turquia para "tentar dar a entender aos turcos o que se pode fazer em relação aos Patriot".

"Estamos preocupados que a compra dos sistemas russos de defesa antiaérea seja uma espécie de apoio para a Rússia que, pelo que vimos, não se comporta bem em várias partes do mundo, inclusive na Europa", afirmou a assessora, citada pela edição turca.

Um representante do Ministério das Relações Exteriores turco, que pediu anonimato, comentou à Sputnik Turquia sobre a situação quanto às compras dos S-400 por Ancara, bem como quanto ao diálogo com os EUA.
"A nossa postura em relação aos S-400 foi reiterada por diversas vezes…

Obama: impedir a escalada entre Rússia e Turquia é uma prioridade-chave

O presidente dos EUA Barack Obama declarou nesta terça-feira (24) que considera como prioridade-chave prevenir uma escalada entre a Rússia e a Turquia após o incidente com o avião russo Su-24, derrubado pela Turquia na Síria.


Sputnik

"Minha prioridade-chave será fazer com que isso não leve a uma escalada. Espero que nesse momento todos os lados consigam dar um passo para trás e definir a melhor forma de manter os seus interesses" – disse Obama durante uma coletiva de imprensa que seguiu ao seu encontro com o presidente francês François Hollande em Washington.


US President Barack Obama
Barack Obama © Sputnik/ Sergey Gunee

Ele disse ainda que os EUA esperam receber informações sobre o incidente com o avião russo Su-24 tanto da Rússia, quanto da Turquia.

"Nós iremos coletar todas as informações. Nós esperamos que os turcos forneçam a informação. Tenho a certeza de que os russos também terão alguma informação. Nós poderemos determinar o que aconteceu usando, inclusive, nossos próprios dados investigativos" – disse Obama.

O avião russo Su-24 foi derrubado na manha desta terça-feira na Síria, próximo à fronteira da Turquia. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que a aeronave foi abatida sobre o território sírio por um míssil ar-ar lançado a partir de um caça turco F-16. Nas suas palavras, a tragédia do avião russo na Síria representa um "golpe pelas costas" que terá consequências sérias para as relações entre Moscou e Ancara.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas