Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No decorrer da operação Ramo de Oliveira será criada zona de segurança na Síria

O primeiro-ministro turco Binali Yildirim anunciou a criação, durante a operação militar turca na província síria de Afrin, de uma faixa de segurança de 30 quilômetros.
Sputnik

O premiê, citado pela emissora Haberturk, adiantou também que a operação seria efetuada em quatro etapas.


"A operação vai decorrer em 4 etapas com o objetivo de criar uma faixa de segurança de 30 quilômetros, que será limpa de terroristas", disse o político, citado pela emissora NTV.

Yildirim adiantou que até agora não há mortos ou feridos entre o contingente turco que realiza a operação.

Mais cedo, o Estado-Maior da Turquia anunciou o início da operação "Ramo de Oliveira" contra os grupos curdos na província síria de Afrin, que começou precisamente às 14h00 locais (12h00 no horário de Brasília). De acordo com a entidade militar, a operação conta com a participação de 72 aviões, enquanto 108 dos 113 alvos planejados já foram eliminados. Há poucos dias, o premiê turco, Binali Yildirim, havia avanç…

Obama: impedir a escalada entre Rússia e Turquia é uma prioridade-chave

O presidente dos EUA Barack Obama declarou nesta terça-feira (24) que considera como prioridade-chave prevenir uma escalada entre a Rússia e a Turquia após o incidente com o avião russo Su-24, derrubado pela Turquia na Síria.


Sputnik

"Minha prioridade-chave será fazer com que isso não leve a uma escalada. Espero que nesse momento todos os lados consigam dar um passo para trás e definir a melhor forma de manter os seus interesses" – disse Obama durante uma coletiva de imprensa que seguiu ao seu encontro com o presidente francês François Hollande em Washington.


US President Barack Obama
Barack Obama © Sputnik/ Sergey Gunee

Ele disse ainda que os EUA esperam receber informações sobre o incidente com o avião russo Su-24 tanto da Rússia, quanto da Turquia.

"Nós iremos coletar todas as informações. Nós esperamos que os turcos forneçam a informação. Tenho a certeza de que os russos também terão alguma informação. Nós poderemos determinar o que aconteceu usando, inclusive, nossos próprios dados investigativos" – disse Obama.

O avião russo Su-24 foi derrubado na manha desta terça-feira na Síria, próximo à fronteira da Turquia. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que a aeronave foi abatida sobre o território sírio por um míssil ar-ar lançado a partir de um caça turco F-16. Nas suas palavras, a tragédia do avião russo na Síria representa um "golpe pelas costas" que terá consequências sérias para as relações entre Moscou e Ancara.



Postar um comentário