Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Pyongyang: 3 porta-aviões perto da Coreia do Norte são uma ameaça de guerra nuclear

A ONU "fecha os olhos aos exercícios de guerra nuclear dos EUA, que estão empenhados em causar um desastre catastrófico para a humanidade", declarou o embaixador norte-coreano na ONU, Ja Song-nam.
Sputnik

As autoridades norte-coreanas classificaram na segunda (13) o deslocamento sem precedentes de 3 grupos de porta-aviões dos EUA para a zona da península da Coreia como uma "postura de ataque".


O representante norte-coreano permanente na ONU, Ja Song-nam, expressou em uma carta enviada ao secretário-geral da ONU o descontentamento do seu governo com os exercícios militares de Seul, Tóquio e Washington. Estes, segundo o diplomata, estão criando "a pior situação para a península da Coreia e seus arredores".

"Os EUA são os principais responsáveis por escalar as tensões e comprometer a paz", declarou Ja Song-nam.

Além da presença de 3 porta-aviões estadunidenses (Nimitz, Ronald Reagan e Theodore Roosevelt), Washington continua realizando voos de bombarde…

Obama: impedir a escalada entre Rússia e Turquia é uma prioridade-chave

O presidente dos EUA Barack Obama declarou nesta terça-feira (24) que considera como prioridade-chave prevenir uma escalada entre a Rússia e a Turquia após o incidente com o avião russo Su-24, derrubado pela Turquia na Síria.


Sputnik

"Minha prioridade-chave será fazer com que isso não leve a uma escalada. Espero que nesse momento todos os lados consigam dar um passo para trás e definir a melhor forma de manter os seus interesses" – disse Obama durante uma coletiva de imprensa que seguiu ao seu encontro com o presidente francês François Hollande em Washington.


US President Barack Obama
Barack Obama © Sputnik/ Sergey Gunee

Ele disse ainda que os EUA esperam receber informações sobre o incidente com o avião russo Su-24 tanto da Rússia, quanto da Turquia.

"Nós iremos coletar todas as informações. Nós esperamos que os turcos forneçam a informação. Tenho a certeza de que os russos também terão alguma informação. Nós poderemos determinar o que aconteceu usando, inclusive, nossos próprios dados investigativos" – disse Obama.

O avião russo Su-24 foi derrubado na manha desta terça-feira na Síria, próximo à fronteira da Turquia. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que a aeronave foi abatida sobre o território sírio por um míssil ar-ar lançado a partir de um caça turco F-16. Nas suas palavras, a tragédia do avião russo na Síria representa um "golpe pelas costas" que terá consequências sérias para as relações entre Moscou e Ancara.



Postar um comentário