Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Exército sírio retoma controle do sul de Aleppo

O Exército sírio, apoiado por forças das milícias populares, libertou uma aldeia no sul de Aleppo e seus arredores. Os terroristas sofreram numerosas perdas.


Sputnik

De acordo com a agência de notícias síria SANA, Khan Tuman está localizada a sul de Aleppo. É cercada por áreas agrícolas, que também foram limpas de militantes.

Moradores de Aleppo em uma das ruas da cidade
© Sputnik/ Mikhail Voskresensky

"Durante a operação, o exército sírio tomou o controle total da aldeia de Karasy e da área de armazenagem nas proximidades. Em seguida, foi lançada uma ofensiva na aldeia de Khan Tuman", uma disse fonte militar à SANA.

A guerra civil na Síria dura desde 2011 e já causou a morte de mais de 230 mil pessoas, segundo os dados da ONU. O governo sírio luta contra vários grupos rebeldes e organizações militares, incluindo a Frente al-Nusra e o grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico).

Desde 30 de setembro, após um pedido oficial de Damasco, caças russos fazem operações diárias contra alvos das facções extremistas na Síria.


Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas