Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Marinha russa faz exercícios contra o uso de armas de destruição em massa

O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta terça-feira (8) que um grupo de navios da Marinha russa portando mísseis realizou exercícios no Mar Cáspio contra o uso de armas de destruição em massa.


Sputnik

Os principais exercícios simularam a utilização destes armamentos por um inimigo. De acordo com os planos para o treinamento, enquanto navegava, o comandante do navio esquadrão recebeu informações sobre uma ameaça de uso de armas de destruição em massa.


Frota russa no Mar Cáspio.
Frota russa do Mar Cáspio © Foto: Ministry of Defence

O próximo passo foi coordenar as ações para impedir que os armamentos fossem utilizados contra os navios russos, segundo informou o ministério. A Marinha também realizou treinos trabalhando uma âncora e a recepção e transmissão de sinais usando bandeiras, de acordo com o Código Internacional de Sinais.



Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas