Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Parlamento iraquiano defende cooperação com a Rússia na luta contra Daesh (EI)

O Comitê de Segurança e Defesa do parlamento iraquiano proporá muito em breve ao primeiro-ministro do país, Haider al-Abadi, que a Turquia coopere com a Rússia na operação de ataques aéreos contra posições do grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico).


Sputnik

A informação foi prestada com exclusividade à Sputnik pelo membro do comitê iraquiano, deputado Iskander Watut.


Os militares iraquianos
Exército do Iraque © REUTERS

"Em breve será realizada uma reunião [do comitê] com o primeiro-ministro Haider al-Abadi e nós iremos apresentar propostas relativas à cooperação com a Rússia sobre ataques aéreos contra EI e combate ao terrorismo no Iraque" – disse o porta-voz.


A Rússia realiza desde 30 de setembro ataques aéreos contra posições do grupo terrorista Estado Islâmico na Síria. A operação aérea russa foi desencadeada por um pedido de ajuda militar enviado a Moscou pelo presidente da Síria, Bashar Assad.

Segundo o ministério da Defesa da Rússia, apenas na semana passada (entre 26 de novembro de 4 de dezembro), a aviação russa realizou 431 voos de combate contra posições do Daesh na Síria, atingindo um total de 1458 alvos terroristas.

Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas