Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Rebeldes sírios criam nova união em conexão com sucessos do exército sírio

Os grupos armados que atuam na região de Guta Oriental, nos arredores de Damasco, anunciaram nesta terça-feira (15) a criação de uma nova união de militantes, chamada Novo Posto Operacional, para fazer frente aos avanços do exército sírio.


Sputnik

A Sputnik obteve esta informação de fontes bem informadas, que especificaram que a nova estratégia dos militantes tem a ver com liberação do aeródromo militar de Marj al-Sultan.


Milícias sírias

Lembramos que o exército da Síria, apoiado por destacamentos da milícia popular, retomou o controle deste aeródromo, nos arredores de Damasco, liquidando dezenas de militantes.

“A nova união conta com os grupos Jaysh al-Islam, Frente al-Nusra, Ahrar al-Sham e outros. O posto operacional é chefiado por Abu Khalid Islam e Abu Busam al-Barra”, divulgaram as fontes.


Mais cedo, fontes na milícia popular síria divulgaram à agência noticiosa russa RIA Novosti que o exército e a milícia conseguiram criar uma zona segura à volta do aeródromo e que as tropas começaram a desminagem do território.

A base militar aérea de Marj al-Sultan está localizada perto da cidade-satélite de Duma, a 18 km da fronteira síria. O local era um dos pontos cruciais para os terroristas do Jaysh al-Islam.


Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas