Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia quer ajudar Iraque a combater curdos em Kirkuk

A Turquia informou nesta segunda-feira que estava pronta para ajudar o governo iraquiano a expulsar os combatentes curdos da cidade de Kirkuk, informou AFP.
Sputnik

Ancara teme que a eventual independência do Curdistão iraquiano pode desencadear movimentos semelhantes entre a população curda na Turquia e saudou a operação das forças iraquianas para expulsar as forças do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de Kirkuk.


"Estamos prontos para qualquer forma de cooperação com o governo iraquiano de modo a acabar com a presença do PKK no território do Iraque", disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

O Conselho de Segurança Nacional do Iraque afirmou neste domingo que considerará a presença de militares curdos em Kirkuk como um "declaração de guerra".

Na segunda-feira, as forças iraquianas tomaram amplos territórios nos arredores da cidade, bem como uma base militar, um aeroporto e um campo petrolífero.

Em 2014, as tropas peshmerga curdas …

Rússia avisa Turquia das consequências negativas de ‘ações irresponsáveis’

Ministério da Defesa da Rússia alertou o adido militar turco das consequências possíveis das "ações irresponsáveis" de Ancara em relação às Forças Armadas da Rússia.


Sputnik

"O adido militar turco foi avisado das possíveis consequências negativas de ações imprudentes de Ancara em relação às Forças Armadas da Rússia, que têm a tarefa de combater o terrorismo internacional na Síria", disse o Ministério da Defesa da Rússia.


Soldato no navio  anti-submarino Smetlivy da Frota do Mar Negro da Rússia
Marinheiro russo a bordo da fragata Smetlivy © Sputnik/ Gennadiy Dianov

O ministério afirmou que o diplomata foi informado da profunda preocupação com mais uma provocação do lado turco relativamente à fragata russa "Smetlivy" no Mar Egeu.

O adido militar turco Ahmet Gunes prometeu transmitir a declaração da Rússia a Ancara, de acordo com o ministério.

No início do dia, a tripulação da fragata russa Smetlivy conseguiu evitar a colisão com um arrastão turco na parte norte do Mar Egeu. Após o incidente, o adido militar na embaixada turca em Moscou foi chamado de urgência para o Ministério russo da Defesa.


Postar um comentário