Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Contingente brasileiro da UNIFIL é condecorado com a Medalha da ONU

DefesaNet 
 
No dia 8 de janeiro, a tripulação da Corveta “Barroso” e os componentes do 10º contingente da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) foram condecorados com a Medalha das Nações Unidas para a UNIFIL. 

Entrega da Medalha da ONU - Foto: MB

A cerimônia ocorreu a bordo da Corveta “Barroso” e foi presidida pelo Contra-Almirante Flávio Macedo Brasil, Comandante da FTM-UNIFIL.

A medalha é outorgada a todo militar pertencente à UNIFIL que tenha integrado a missão por um período mínimo de seis meses. Sua fita possui as cores das bandeiras do país da missão e também o azul celeste característico da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na ocasião, o Contra-Almirante Brasil enalteceu o desempenho da Corveta “Barroso”, ressaltando também a importância da Resolução 1.701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que criou a FTM-UNIFIL, e seu impacto positivo para a sociedade libanesa e a estabilidade do Oriente Médio.

Novo Comandante da Marinha do Líbano

No dia 11 de janeiro, o Contra-Almirante Brasil recebeu a visita do novo Comandante da Marinha do Líbano, Contra-Almirante Majed Alwan, empossado no dia 14 dezembro de 2015.

A visita teve como principal intuito dar as boas vindas ao novo Comandante da Marinha libanesa, bem como manter os laços vigentes, fundamentais para a implementação da Resolução 1.701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Durante a visita, foram abordados temas iniciais para a organização da próxima “Flag Talks”, reunião bilateral entre os Estados-Maiores, na qual são discutidos temas relacionados ao cumprimento da missão da FTM-UNIFIL e à segurança marítima do Líbano.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas