Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA oferecem “diálogo direto e sem condições prévias” à Coreia do Norte

Proposta representa uma guinada na postura norte-americana, que exigia renúncia ao arsenal nuclear
Jan Martínez Ahrens | El País

Algo se move. O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, ofereceu nesta terça-feira um “diálogo direto e sem condições prévias” à Coreia do Norte. A proposta, duas semanas após o início da crise provocada pelo último e contundente teste balístico norte-coreano, representa um giro inesperado na postura norte-americana. Deixando de lado a exigência de que Pyongyang renuncie ao seu arsenal nuclear, Washington agora só pede um “período de calma” – uma oferta excepcional em se tratando de um país que ameaçou promover a “destruição total” do rival.

“Não é realista dizer que eles só podem conversar se vierem à mesa preparados para renunciar ao seu programa [de armas atômicas]. Eles investiram muito nisso [...]. Estamos dispostos a conversar com a Coreia do Norte no momento em que ela quiser. Estamos dispostos a uma primeira reunião sem condições prévias. S…

Rússia exige que Turquia leve à prisão assassino de piloto do Su-24

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, pediu à Turquia que leve à prisão o grupo de pessoas responsável pelo assassinato do piloto Oleg Peshkov, que foi raptado quando descia de paraquedas após ter seu Su-24 derrubado por caças turcos em espaço aéreo sírio.


Sputnik

Zakharova afirmou que Alparslan Celik e seus associados devem ser responsabilizados pelo assassinato do piloto russo Oleg Peshkov e levados à Justiça.


Su-24
Sukhoi Su-24 Fencer © Sputnik/ Mihail Mokrushin

"Exigimos que as autoridades turcas tomem medidas imediatas para prender Alparslan Celik e seus seguidores e levá-los à Justiça pelo assassinato do piloto russo, assim como por participarem de hostilidades junto a grupos armados ilegais no território de um país estrangeiro."

Segundo a Russia Today, Celik é um cidadão turco, que parece ser filho do prefeito de Keban, uma pequena cidade na província turca de Elazig. Celik também pode ser integrante dos Grey Wolves, organização ultranacional de jovens, também classificada como neo-fascista. Outros relatos dão conta de que Celik é comandante do grupo rebelde Turcos Sírios, que supostamente abriram fogo contra Peshkov quando o piloto ainda estava no ar, descendo de paraquedas.

O avião russo Su-24 foi derrubado por um caça turco em espaço aéreo sírio no mês de novembro. A Turquia alegou ter abatido a aeronave russa porque esta haveria violado o espaço aéreo turco. Tanto o Estado Maior russo quando o Comando de Defesa Aérea da Turquia confirmaram que o bombardeiro russo nunca entrou no espaço aéreo da Turquia.

O presidente russo, Vladimir Putin, chamou o ataque de "punhalada nas costas". As autoridades de Moscou exigem uma investigação, mas o governo turco não tomou medidas firmes até agora.


Postar um comentário