Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

TOA - MPF quer que Exército consulte indígenas antes de instalar microcentral hidrelétrica no Tumucumaque

Comunidades indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada sempre que empreendimentos afetem seu território
MPF | DefesaNet

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que determine à União, na figura do Exército Brasileiro, não instalar microcentral hidrelétrica na terra indígena do Parque do Tumucumaque (AP), até que sejam atendidos todos os requisitos constitucionais para a exploração de recursos hídricos em terra indígena. Além disso, há também a necessidade de avaliação dos impactos socioambientais do empreendimento, bem como a consulta livre, prévia e informada aos indígenas. A ação foi protocolada em 11 de outubro.

A microcentral tem o objetivo de fornecer energia elétrica para propiciar autonomia ao pelotão, composto por 45 militares, localizado na faixa de fronteira entre Brasil e Suriname, no parque do Tumucumaque. Atualmente, os militares contam apenas com oito horas diárias de energia elétrica, dependendo integralmente de geradores a diesel, óleo cujo trans…

Estado Islâmico afirma em vídeo que derrubou avião militar iraquiano

Aeronave com 3 ocupantes caiu nesta quarta-feira (16).
 

Terroristas publicaram vídeo com supostas partes dos corpos da tripulação.


Do G1, em São Paulo
 

Um avião do Exército iraquiano com três ocupantes que caiu nesta quarta-feira (16) na região de Al Huaiya, ao norte de Bagdá, pode ter sido derrubado pelo Estado Islâmico, garantiu a organização jihadista em vídeo.

Imagem tirada de um vídeo postado em uma rede social extremistas mostra homens inspecionando o que o Estado Islâmico afirma ser os restos de um avião militar iraquiano em Hawija (Foto: Social Media Website/Reuters)
Imagem tirada de um vídeo postado em uma rede social extremistas mostra homens inspecionando o que o Estado Islâmico afirma ser os restos de um avião militar iraquiano em Hawija (Foto: Social Media Website/Reuters)

O avião de fabricação americana caiu em uma zona perto de Kirkuk e que se encontra sob o controle do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), afirma a EFE.

O exército fala de problema técnico, enquanto os jihadistas afirmam que foram responsáveis pelo incidente. Os três tripulantes a bordo estão desaparecidos, de acordo com um oficial citado pela AFP.

O EI lançou um comunicado emitido em fóruns jihadistas dizendo que derrubou o avião com armas antiaéreas, o que causou a morte da tripulação.

Além disso, os extremistas também publicaram na internet um vídeo de mais de um minuto de duração no qual é possível ver supostas partes dos corpos dos membros da tripulação, assim como restos do avião acidentado. No vídeo, combatentes comemoram ao lado de corpos carbonizados.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas