Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Força Aérea do Egito destrói campo terrorista no Sinai

A Força Aérea do Egito destruiu um campo extremista na península do Sinai, eliminando ao menos 22 terroristas e ferindo outros 30, segundo informou a mídia local nesta terça-feira.


Sputnik


A operação, de acordo com o portal de notícias Akhbar Masr, foi realizada ao sul da cidade de Sheikh Zuweid, perto da fronteira com a Faixa de Gaza. O campo em questão seria de propriedade do grupo jihadista Ansar Bait al-Maqdis, que jurou fidelidade ao Daesh. 


Península do Sinai, Egito
Península do Sinai © AP Photo/ Ahmed Abd El Latif

O Ansar emergiu como uma grande força terrorista no país após a revolução de 2011, que culminou na queda do presidente Hosni Mubarak, após 30 anos de poder. Suas operações ficaram ainda mais constantes após o golpe de 2013, que depôs Mohamed Morsi.

As Forças Armadas do país vêm conduzindo ataques contra posições extremistas no Sinai ao longo dos últimos dois anos. O Cairo acredita que o Ansar seja o principal grupo militante em atividade na região.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas