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Morte made in Brazil: conflitos no Oriente Médio alavancam exportação de armamento do país

Uma missão árabe chegou ao Brasil interessada na compra de cargueiros KC-390 fabricados pela Embraer. A visita é resultado do esforço do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita, criado no início deste mês, para aproximar os dois países no campo de defesa militar.
Sputnik

O KC-390 vai substituir os Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), é o maior avião produzido na América e foi concebido como um jato militar de transporte, anunciado pela primeira vez na edição de 2007 da Latin America Aero & Defence (LAAD), no Rio de Janeiro. A produção do avião, com capacidade para 23 toneladas de carga, envolve parcerias com fornecedores de peças de Argentina, Portugal e República Tcheca. Com um custo unitário de US$ 85 milhões, o KC-390, em fase final de testes, tem recebido propostas de compra de vários países.



A compra do cargueiro, porém, é apenas um detalhe na exportação brasileira de armamentos não só para a Arábia Saudita, como também para vários países do Oriente Médio e do Norte d…

KC-390 – Dilma pedala R$ 1,4Bi, quase inviabiliza, e fatura como agenda positiva

Direção da EMBRAER e Comando da FAB levam o KC-390 para conseguir “despedalar” a verba de R$1,4 Bi


Nelson Düring | DefesaNet

O Programa do Cargueiro Multimissão KC-390 em desenvolvimento pela EMBRAER Defesa e Segurança e o Comando da Aeronáutica é um dos Projetos Estratégicos de Defesa do Brasil.


Embraer KC-390

Na tarde de 04ABR2016 a aeronave KC-390 pousou na Base Aérea de Brasília DF. O Programa KC-390 passa por turbulência grave pelas sucessivas pedaladas, travestidas de contingenciamento orçamentário. A ida do Cargueiro Multimissão KC-390 01 a Brasília DF atende a dois objetivos básicos:

1 – Uma agenda positiva para o atual momento do Governo Dilma Rousseff. Mostrar fatos e realizações positivas, mesmo que o próprio governo atrapalhe ou prejudique de forma significativa estes, e,

2 – Para que a contratista principal, a EMBRAER Defesa & Segurança e Comando da Aeronáutica consigam “despedalar” o valor de R$1,4 e tentar regularizar os pagamentos deste ano, que o governo tem contingenciado no repasse de verbas para o desenvolvimento do Programa do Cargueiro Multimissão KC-390. 


Parece hilário que a Administração da Presidente Dilma Rousseff traga a Brasília, para agenda positiva a mais bem acabada realização do conjunto de “pedaladas”.

A aeronave só está em Brasília (DF) para esta demonstração, pois a Administração da EMBRAER através do CEO Frederico Curado e o VP da EMBRAER Defesa & Segurança, Jackson Schneider, resolveram que a empresa bancaria com recursos próprios o desenvolvimento, o que ocorre desde meados de 2015.

E também em um esforço conjunto dos parceiros de risco no projeto, tanto Brasil como exterior que aportam recursos sem a devida contrapartida financeiro do governo.

Procura desta maneira mostrar viabilidade e como DefesNet anunciou com exclusividade o anúncio do próprio VP Jackson Schneider, o plano de levar o KC-390 a Exposição Internacional de Farnborough, em Julho, na Inglaterra.

Após ter um atraso de 18 meses no cronograma de desenvolvimento, pelos contingenciamentos orçamentários “pedaladas cíclicas”, o que quase inviabilizou o projeto. Atraso que EMBRAER tenta recuperar e ao menos não alongar este que será irrecuperável em ocupar as janelas de oportunidade no mercado internacional.

O VP Jackson Schneider, da EMBRAER Defesa & Segurança, tenta a jogada ao dar uma escada para o governo, conseguir recuperar parte dos atrasos tanto no Programa KC-390 como nos demais em atraso. Em contato com a EMBRAER a empresa não quis indicar o valor da dívida total do Ministério da Defesa para com a empresa.

O Comando da Aeronáutica realizou alguns pagamentos no fim de 2015 porém a desvalorização cambial, levou o patamar de pedalada ser estável há um ano cravado no R$1,4 Bi.

Uma outra agenda é a do Ministério da Defesa com a administração do ministro Aldo Rebelo, em tentar desesperadamente mostrar algo de sua pasta.




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