Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Pentágono anuncia duas missões de vigilância antissubmarina no Mar Negro

Aviões de vigilância antissubmarina P-3C Orion fez duas missões sobre o Mar Negro a partir do porto romeno de Constanta na semana passada, informou a Marinha dos Estados Unidos em comunicado nesta sexta-feira (3).


Sputnik

"Estas operações de rotina e interações com nossos aliados são uma parte vital da nossa missão de aumentar a segurança marítima e a estabilidade no Mar Negro", afirmou o comandante da missão, tenente Greg Syers.




As duas missões aconteceram entre 26 e 30 de maio como parte do treinamento bilateral entre EUA e Romênia para melhorar suas respectivas capacidades de guerra antissubmarina.

O P-3C é equipado com sensores de detecção de submarinos avançados e realiza missões de longo alcance, por mais de 2.300 milhas náuticas.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas