Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Diferentes e parecidos: em que aspectos F-16 e MiG-29 se desafiam

Famoso, leve, universal e ainda relevante: há 40 anos, em 15 de agosto de 1978, a Força Aérea dos EUA adotou em serviço um caça multifuncional de quarta geração – o F-16.
Sputnik

No total, até 2018, mais de 4.500 aeronaves desse tipo foram construídas. Por sua produção em massa o "falcão de ataque", como os pilotos batizaram respeitosamente a aeronave, é um recorde mundial absoluto entre os caças leves. E por suas capacidades de voo e combate o F-16 figura ao mesmo nível dos principais concorrentes – os caças soviéticos e russos MiG-29.

Nesta matéria, a Sputnik apresenta as semelhanças e diferenças entre esses projetos, implementados quase simultaneamente.

Pequeno e armado

Na década de 1970, antes da introdução do caça pesado F-15 Eagle, a Força Aérea dos EUA percebeu que necessitava de um aparelho mais barato, simples e tecnologicamente avançado – um caça tático leve para obter superioridade aérea local. Cinco empresas norte-americanas apresentaram seus projetos. O Pentágono con…

Irã volta a receber sistemas russos de defesa antiaérea S-300

O ministro da Defesa do Irã Hossein Dehghan confirmou a entrega de sistemas de defesa antiaérea S-300 de produção russa, notando que eles já foram usados anteriormente no país.


Sputnik

A declaração respectiva foi feita na quarta-feira pelo porta-voz da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Irã, Seyed Hossein Naghavi Hoseini. 


Sistemas de mísseis antiaéreos S-300
Sistema de defesa antiaérea S-300 © Sputnik/ Uriy Shipilov

De acordo com Hosseini, citado pela agência de notícias iraniana Fars, o ministro da Defesa do Irã anunciou a entrega dos sistemas S-300 durante uma reunião da Comissão no mesmo dia.

Na terça-feira, o chefe da corporação estatal russa Rostec, Sergei Chemezov, disse que a Rússia planeja terminar o fornecimento dos S-300 ao Irã até o final de 2016.

No dia 11 de abril, o Ministério das Relações Exteriores do Irã anunciou que a Rússia tinha feito a primeira entrega contratual desses modelos ao país, conforme o planejado. O Irã apresentou seus primeiros sistemas S-300 durante o desfile por ocasião do Dia das Forças Armadas, em meados de abril.

O contrato entre Moscou e Teerã, estimado em 900 milhões de dólares, para fornecimento de cinco baterias de mísseis S-300 ao Irã, foi assinado em 2007 mas foi suspenso depois da introdução das sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU em 2010.

Em abril de 2015 a Rússia reiniciou as negociações referentes à entrega dos S-300 depois da assinatura do histórico acordo-quadro que garante o caráter pacífico do programa nuclear iraniano.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas