Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

OTAN decide treinar soldados iraquianos em seu próprio país

Os países da OTAN decidiram treinar os soldados das forças armadas do Iraque em seu próprio país, declarou neste sábado o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg.


Sputnik


“A longo prazo, o treinamento das forças armadas locais é muito mais eficaz do que um destacamento de um grande contingente de nossas próprias forças”, disse Stoltenberg à imprensa. 


Veículos militares do Iraque nos arredores de Fallujah
Tropas iraquianas © REUTERS/ Stringer

O secretário-geral ressaltou que a Aliança dará a seus parceiros do Iraque mais ajuda para que “possam manter a segurança no país e lutar contra o extremismo.”

“Faremos isso no Iraque, prepararemos soldados iraquianos também na Jordânia, enquanto em Badgá um grupo de instrutores em breve começará a prestar consultoria estratégica e garantir a reforma do setor de segurança e defesa”, completou.

Stoltenberg disse ainda que a Albânia propôs que um grupo de instrutores de seu país trabalhasse no programa de treinamento.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas