Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Recusa de cumprir o cessar-fogo na Síria desafia esforços da Rússia e EUA

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia acha que a recusa de 21 grupos de oposição na Síria de cumprir o cessar-fogo representa um desafio aos esforços da Rússia e dos EUA de solucionar a crise síria, diz comunicado no site do Ministério. 


Sputnik

"Consideramos isso um desafio inaceitável aos esforços russo-americanos que visam fortalecer o regime do cessar-fogo, contribuir para solução de questões humanitárias e criar condições para início de processo abrangente de paz", diz o comunicado. 


Insurgentes da Frente Nusra durante uma operação
Militantes da Frente al-Nusra © AFP 2016/ AMC / Fadi al-Halabi


A Chancelaria russa informa que, segundo a mídia, os chefes de 21 grupos armados da oposição na Síria, incluindo Ahrar al-Sham, recusaram obedecer as regras do cessar-fogo que entrou em vigor em 12 de setembro, essas unidades pretendem continuar a luta armada contra o governo sírio "até o último disparo".

Na segunda-feira (12), entrou em vigor um pacote de entendimentos russo-americanos alcançados durante uma série de consultas. A trégua deve continuar por 48 horas, e depois, durante mais cinco dias. Após isso, o Centro Executivo Conjunto passará para as atividades práticas, no âmbito das quais os militares russos e americanos vão coordenar ataques contra alvos dos grupos terroristas Frente al-Nusra (Frente Fatah al-Sham) e o Daesh (proibidos na Rússia e em vários outros países) e outros terroristas em determinadas regiões, onde ações da aviação síria serão suspensas. Assim, será possível separar os terroristas dos grupos armados de oposição aliados ao regime de cessar-fogo.



Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas