Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

'Sangue e caos': príncipe saudita chama Trump de 'oportunista' por decisão sobre Jerusalém

O ex-chefe da inteligência saudita, o Príncipe Turki al-Faisal, criticou o reconhecimento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de Jerusalém como a capital de Israel, em uma das mais acentuadas reações do reino aliado de Washington no Oriente Médio.
Sputnik

Em uma carta a Trump publicada em um jornal saudita nesta segunda-feira, o príncipe Turki, um ex-embaixador em Washington que agora não ocupa nenhum cargo do governo, mas continua influente, chamou a decisão de uma estratagema política doméstica que provocaria violência.


"O derramamento de sangue e o caos definitivamente seguirão sua tentativa oportunista de ganhar eleitoralmente", escreveu o príncipe Turki em uma carta publicada no jornal saudita al-Jazeera.

Trump inverteu décadas de política dos EUA e virou do consenso da crítica internacional na semana passada, reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel. A maioria dos países diz que o status da cidade deve ser deixado para negociações entre Israel e os pales…

Sistemas de mísseis S-300 russos apresentados no desfile militar em Teerã

Os sistemas de lançamento de mísseis S-300 da Rússia foram apresentados na quarta-feira (21), junto com outros modelos, durante um desfile militar que teve lugar em Teerã. 


Sputnik

O contrato russo-iraniano para fornecimento de sistemas S-300 ao Irã foi firmado em 2007, mas foi suspenso com a resolução 1929 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em 9 de junho de 2010, que proibiu a entrega ao Irã de armas modernas, incluindo mísseis e sistemas de mísseis. A respectiva proibição foi cancelada no ano passado.


Sistema de mísseis S-300 da Rússia
Sistema de mísseis S-300 © AP Photo/


Segundo a agência, durante o desfile os participantes puderam ver tanques, veículos blindados, sistemas de lançamento de mísseis e sistemas de defesa antiaérea modernizados. Além disso, foram demonstrados sistemas de mísseis de médio alcance – Chalamche e Mersad, sistemas de mísseis Qadr F e Sejjil (com alcance de até 2 mil quilômetros), novas bombas de aviação Qassed, mísseis Qaem, Nasr, Fakour 90, torpedos e outro material bélico.

Em paralelo, no porto sul da cidade de Bandar Abbas foi realizado um desfile de navios militares iranianos e exibidos sistemas navais e costeiros. 


O desfile contou com participação do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã, da polícia e da milícia iraniana Basij. 

O desfile militar do Irã se realiza em 21 de setembro, por ocasião do aniversário do início dos oito anos de guerra contra o Iraque (1980).

As informações são da agência iraniana Fars.  

 
Postar um comentário