Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Porta-aviões russo Admiral Kuznetsov ruma ao Mediterrâneo (video)

O porta-aviões pesado da Frota do Norte da Rússia passa pelo canal da Mancha, acompanhado por uma fragata norueguesa. 


Sputnik

O grupo naval comandado pelo porta-aviões russo Admiral Kuznetsov, e que inclui também o cruzador Pyotr Veliky, zarpou no sábado (15) para iniciar a sua campanha no mar Mediterrâneo.


Porta-aviões pesado da Frota do Norte da Rússia Admiral Kuznetsov (foto de arquivo)
Porta-aviões Admiral Kuznetsov © Sputnik/ Oleg Lastochkin

Ontem (20) foi relatado qua as marinhas dos países-membros da OTAN planejam acompanhar o avanço dos navios russos para o mar Mediterrâneo, visto que, segundo a OTAN, o posicionamento na região de um grupo naval coloca em dúvida as intenções da Rússia.

O objetivo da campanha da Frota do Norte no Mar Mediterrâneo será a reação a ações de pirataria e terrorismo e a garantia da segurança de navegação da Federação da Rússia. 


O grupo naval é composto pelo porta-aviões Admiral Kuznetsov, o cruzador Pyotr Veliky, os navios antissubmarino Severomorsk e Vitse-Admiral Kulakov e navios de abastecimento.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas