Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Super Tucano em teste pela Força Aérea dos EUA sofre acidente

Queda sem causa ainda definida é má notícia para a fabricante brasileira, que disputa concorrência com americanos
Igor Gielow | Folha de S.Paulo

Um turboélice A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, caiu durante um exercício de ataque leve conduzido pela Força Aérea dos EUA em um campo de provas do Novo México, na sexta (22).

Dois tripulantes conseguiram se ejetar. Segundo comunicado da base de Holloman, um dele se feriu levemente e foi medicado, enquanto não há detalhes do estado do segundo. A causa do acidente não foi divulgada.

O avião participa da fase final da competição para fornecimento de aviões leves para missões de ataque a solo e reconhecimento. Inicialmente, os EUA querem adquirir 15 unidades, para depois expandir a até 120. Elas servirão para substituir o famoso A-10 Warthog (Javali, em inglês), um modelos subsônico a jato fortemente armado e blindado que opera desde 1977.

Os americanos estão procurando opções mais econômicas para a missão. Enquanto um A-10 tem sua hora-voo…

A armada temível: os 7 navios mais poderosos da frota russa

Hoje, 30 de outubro, a Rússia festeja o Dia da Fundação da Marinha Nacional. Neste dia, em 1696, uma ordem do imperador russo, Pedro I o Grande, estabeleceu a criação da Marinha. Hoje a Marinha da Rússia conta com mais de 200 navios de combate de superfície. A Sputnik lhes apresenta os melhores dos melhores. 

Sputnik

Pyotr Veliky


Cruzador pesado Pyotr Veliky
© Sputnik/ Dover-Marina.com

O cruzador nuclear pesado Pyotr Veliky é o navio-almirante da Frota do Norte da Rússia e o maior navio de guerra movido a energia nuclear. O navio tem por missão neutralizar grupos aéreos inimigos e navios de superfície, bem como alvos terrestres. Pyotr Veliky também deve garantir a defesa complexa antiaérea e antissubmarino.

Admiral Kuznetsov


Porta-aviões russo Admiral Kuznetsov
© Foto: US Department of Defense

O porta-aviões pesado Admiral Kuznetsov foi projetado para atingir grandes alvos de superfície e para defesa contra embarcações do inimigo. O porta-aviões pode transportar 28 aviões e 24 helicópteros. As capacidades do Admiral Kuznetsov permitem usá-lo como veículo da esquadra mediterrânea da Marinha russa.

Moskva


Cruzador Moskva
© Sputnik/ Grigoriy Sisoev



O cruzador lança-mísseis Moskva é o navio-chefe da Frota do Mar Negro. O Moskva é destinado a atingir navios pesados de superfície inimigos, acima de tudo porta-aviões. Ele garante a estabilidade dos grupos navais onde está integrado. Além disso, o Moskva pode realizar a defesa antiaérea de unidades distantes e realizar apoio de fogo das tropas paraquedistas.

Varyag


Cruzador Varyag
© Sputnik/ Ildus Gilyazutdinov


O cruzador lança-mísseis Varyag, navio-chefe da Frota do Pacífico, é uma espécie de gêmeo do Moskva. Foi construído segundo o mesmo projeto e tem as mesmas capacidades. O navio alcança uma velocidade de 60 km/h e pode efetuar navegação autônoma por 30 dias.

Nastoichivy


Destróier Nastoichivy
© Sputnik/ Konstantin Chalabov

 
O destróier Nastoichivy é o navio-chefe da Frota do Báltico. Entre as suas atribuições está a supressão de alvos terrestres, defesa antiaérea e antinavio e combate às tropas paraquedistas inimigas.

Tatarstan


Navio costeiro Tatarstan
© Sputnik/ Yevgeny Lukovtsev

 
O navio-chefe da Flotilha do Mar Cáspio, navio costeiro Tatarstan, tem capacidade stealth devido ao seu casco ser coberto por uma liga de alumínio e magnésio. O objetivo principal do Tatarstan é a busca e combate de submarinos, navios de superfície, serviço de patrulha, realização de operações de escolta e proteção da zona econômica marítima.

Soobrazitelny


Corveta Soobrazitelny
© Sputnik/ Aleksei Danichev

 
A corveta Soobrazitelny, que faz parte da Frota do Báltico, também é considerado um “navio invisível”. A Soobrazitelny foi projetada para ações na zona marítima próxima, combate a navios de superfície e submarinos e também prestação de apoio de artilharia às tropas de desembarque marítimas.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas