Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

TOA - MPF quer que Exército consulte indígenas antes de instalar microcentral hidrelétrica no Tumucumaque

Comunidades indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada sempre que empreendimentos afetem seu território
MPF | DefesaNet

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que determine à União, na figura do Exército Brasileiro, não instalar microcentral hidrelétrica na terra indígena do Parque do Tumucumaque (AP), até que sejam atendidos todos os requisitos constitucionais para a exploração de recursos hídricos em terra indígena. Além disso, há também a necessidade de avaliação dos impactos socioambientais do empreendimento, bem como a consulta livre, prévia e informada aos indígenas. A ação foi protocolada em 11 de outubro.

A microcentral tem o objetivo de fornecer energia elétrica para propiciar autonomia ao pelotão, composto por 45 militares, localizado na faixa de fronteira entre Brasil e Suriname, no parque do Tumucumaque. Atualmente, os militares contam apenas com oito horas diárias de energia elétrica, dependendo integralmente de geradores a diesel, óleo cujo trans…

Arábia Saudita de olho nos sistemas S-400 da Rússia

O embaixador russo na Arábia Saudita, Oleg Ozerov, informou nesta terça-feira (1) que Riad está interessada na compra de modernos sistemas de defesa antiaérea da Rússia S-400. 


Sputnik

Em entrevista à Sputnik, Ozerov disse que o interesse do país árabe foi expresso tanto na Feira Internacional de Defesa realizada na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, como em diversas outras feiras de armamentos organizadas pela Rússia. 


Sistema de lançamento de mísseis S-400 Triumf
S-400 Triumph © Sputnik/


Nas palavras do embaixador, apesar de tratar-se de um assunto que não costuma ser discutido publicamente, é possível que em breve haja um aumento na cooperação técnico-militar entre ambos os países.

Em novembro do ano passado, o diretor geral da corporação estatal russa Rostec, Sergei Chemezov, informou que Moscou estava negociando o fornecimento desses sistemas para a Arábia Saudita. Por sua vez, o ministro de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, falou na semana passada sobre o progresso nas negociações de compra de S-400 pela Índia.

Atualmente, a Rússia possui um contrato firmado para o fornecimento desses avançados sistemas de defesa antiárea – com a China.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas