Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Super Tucano em teste pela Força Aérea dos EUA sofre acidente

Queda sem causa ainda definida é má notícia para a fabricante brasileira, que disputa concorrência com americanos
Igor Gielow | Folha de S.Paulo

Um turboélice A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, caiu durante um exercício de ataque leve conduzido pela Força Aérea dos EUA em um campo de provas do Novo México, na sexta (22).

Dois tripulantes conseguiram se ejetar. Segundo comunicado da base de Holloman, um dele se feriu levemente e foi medicado, enquanto não há detalhes do estado do segundo. A causa do acidente não foi divulgada.

O avião participa da fase final da competição para fornecimento de aviões leves para missões de ataque a solo e reconhecimento. Inicialmente, os EUA querem adquirir 15 unidades, para depois expandir a até 120. Elas servirão para substituir o famoso A-10 Warthog (Javali, em inglês), um modelos subsônico a jato fortemente armado e blindado que opera desde 1977.

Os americanos estão procurando opções mais econômicas para a missão. Enquanto um A-10 tem sua hora-voo…

Ataque a consulado da Alemanha no Afeganistão deixa mortos e feridos

Autoridades confirmaram as mortes de 5 civis; mais 120 pessoas se feriram.
Um insurgente foi capturado.


EFE

Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas após a detonação de um caminhão-bomba e um ataque ao consulado da Alemanha em Mazar-e Sharif, no norte do Afeganistão, de acordo com informações passadas à Agência Efe por fontes oficiais.


Prédio destruído do consulado da Alemanha no Afeganistão  (Foto: Farshad Usyan / AFP Photo)
Prédio destruído do consulado da Alemanha no Afeganistão (Foto: Farshad Usyan / AFP Photo)

O ataque, no final da noite de quinta-feira (10), começou por volta das 23h (hora local), afirmou Munir Ahmad Farhad, porta-voz do governador da província de Balkh, de onde Mazar-e Sharif é a capital.

Um integrante do grupo que atacou o prédio foi capturado. As autoridades não informaram quantos insurgentes morreram.

O porta-voz afirmou que cinco civis morreram e dezenas ficaram feridos. ele não soube dizer se havia mais vítimas dentro do consulado.

Por sua vez, o porta-voz talibã Zabiullah Mujahid disse em comunicado que o ataque aconteceu como vingança pelo recente bombardeio de "países invasores" na província de Kunduz, que deixou vítimas civis, e acusou os alemães de estarem por trás de "todos os crimes" nessa região.

Segundo a versão dos insurgentes, que geralmente exageram nos resultados de suas ações, a maior parte do consulado foi destruída no ataque, e "seus espiões, soldados e outros empregados morreram ou ficaram feridos".

O presidente afegão, Ashraf Ghani, anunciou o envio de uma equipe para a província com o objetivo de investigar o ataque, enquanto o chefe das tropas dos Estados Unidos e a Otan no país, general John Nicholson, prometeu colaborar com as autoridades de Cabul para esclarecer os detalhes.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas