Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Cuba anuncia exercícios militares em todo o país após vitória de Trump

Cuba anunciou cinco dias de exercícios militares nacionais com o objetivo declarado de preparar as tropas para enfrentar as previsões de Havana a respeito de "uma série de ações inimigas".


Sputnik


O governo cubano não ligou explicitamente os exercícios militares à vitória presidencial de Donald Trump nos EUA, mas o anúncio de manobras e exercícios táticos em todo o país acontece quase que simultaneamente à confirmação da vitória surpresa de Trump nesta quarta-feira (9). 


O presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente cubano, Raúl Castro, verificam as tropas cubanas no Palácio da Revolução, em Havana, em 21 de março de 2016.
Raúl Castro e Barack Obama em Cuba © AFP 2016/ NICHOLAS KAMM

Esta será a sétima vez que Cuba realiza o chamado Exercício Estratégico do Bastião. Muitas das vezes anteriores, as manobras foram convocadas em resposta a momentos de alta tensão com Washington. O primeiro exercício foi lançado em 1980, após a eleição de Ronald Reagan como presidente dos EUA.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas