Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Diferentes e parecidos: em que aspectos F-16 e MiG-29 se desafiam

Famoso, leve, universal e ainda relevante: há 40 anos, em 15 de agosto de 1978, a Força Aérea dos EUA adotou em serviço um caça multifuncional de quarta geração – o F-16.
Sputnik

No total, até 2018, mais de 4.500 aeronaves desse tipo foram construídas. Por sua produção em massa o "falcão de ataque", como os pilotos batizaram respeitosamente a aeronave, é um recorde mundial absoluto entre os caças leves. E por suas capacidades de voo e combate o F-16 figura ao mesmo nível dos principais concorrentes – os caças soviéticos e russos MiG-29.

Nesta matéria, a Sputnik apresenta as semelhanças e diferenças entre esses projetos, implementados quase simultaneamente.

Pequeno e armado

Na década de 1970, antes da introdução do caça pesado F-15 Eagle, a Força Aérea dos EUA percebeu que necessitava de um aparelho mais barato, simples e tecnologicamente avançado – um caça tático leve para obter superioridade aérea local. Cinco empresas norte-americanas apresentaram seus projetos. O Pentágono con…

Destróier norte-americano abandona mar Negro antecipadamente

O destróier norte-americano USS Carney atravessou o estreito do Bósforo depois de permanecer seis dias no Mar Negro, informou no Twitter o portal turco que vigia o movimento de navios através do estreito.


Sputnik


Segundo a Convenção de Montreux, a presença de navios de guerra de países que não são banhados pelo Mar Negro é limitada a 21 dias. 


USS Carney
USS Carney © flickr.com/ Gonzalo Alonso

O destróier USS Carney da Sexta Frota da Marinha dos EUA havia entrado no Mar Negro em 24 de outubro. Chegou ao porto de Constança e depois se dirigiu para o sul, através do Bósforo. 


A Frota russa do Mar Negro afirmou que estava seguindo o deslocamento do navio norte-americano.

O USS Carney é equipado com um sistema de combate polivalente Aegis. O destróier é capaz de interceptar mísseis balísticos e realizar ataques com mísseis de cruzeiro.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas