Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Diferentes e parecidos: em que aspectos F-16 e MiG-29 se desafiam

Famoso, leve, universal e ainda relevante: há 40 anos, em 15 de agosto de 1978, a Força Aérea dos EUA adotou em serviço um caça multifuncional de quarta geração – o F-16.
Sputnik

No total, até 2018, mais de 4.500 aeronaves desse tipo foram construídas. Por sua produção em massa o "falcão de ataque", como os pilotos batizaram respeitosamente a aeronave, é um recorde mundial absoluto entre os caças leves. E por suas capacidades de voo e combate o F-16 figura ao mesmo nível dos principais concorrentes – os caças soviéticos e russos MiG-29.

Nesta matéria, a Sputnik apresenta as semelhanças e diferenças entre esses projetos, implementados quase simultaneamente.

Pequeno e armado

Na década de 1970, antes da introdução do caça pesado F-15 Eagle, a Força Aérea dos EUA percebeu que necessitava de um aparelho mais barato, simples e tecnologicamente avançado – um caça tático leve para obter superioridade aérea local. Cinco empresas norte-americanas apresentaram seus projetos. O Pentágono con…

EUA alertam cidadãos para ataque terrorista massivo no Tajiquistão

A embaixada dos EUA no Tajiquistão alertou nesta quarta-feira (9) os cidadãos dos EUA sobre um aumento da ameaça terrorista no país da Ásia Central. 

Sputnik

"A embaixada dos EUA em Dushanbe recebeu informações de que grupos terroristas podem tentar atingir grandes reuniões públicas e/ou travessias de fronteiras com o Afeganistão. Esta mensagem é uma atualização sobre o risco de ataque terrorista no Tajiquistão", afirmou a missão diplomática em comunicado.
Fronteira entre Tajiquistão e Afeganistão.
Fronteira entre o Tadjiquistão e o Afeganistão © AFP 2016/ VYACHESLAV OSELEDKO

A embaixada norte-americana também deu aos cidadãos dos EUA no Tajiquistão várias recomendações específicas.

"Com isso em mente, a embaixada dos EUA em Dushanbe está recomendando aos cidadãos dos EUA fazer o seguinte: evitar grandes multidões e transporte público na medida do possível; em viagens em Gorno-Badakhshan, evitar acampar ou andar de bicicleta após o anoitecer na vizinhança da fronteira afegã, especialmente entre áreas povoadas. Não ficar ao ar livre depois de escurecer", continuou a declaração.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas